Se você tem redes sociais, como Instagram, TikTok, Twitter ou Facebook, com certeza já viu alguém postando algo relacionado a saúde mental, principalmente depois do início da pandemia de Covid-19, que obrigou muitas pessoas a ficarem em casa para evitarem a contaminação pela doença e acabou gerando um grande impacto na sociedade.

A pauta é de extrema importância, mas alguns criadores de conteúdo estão se aproveitando dela para ganhar mais engajamento ou seguidores. O nicho se tornou tão relevante que algumas pessoas mudaram seu conteúdo para falar exclusivamente sobre saúde mental nas redes sociais. 

publicidade

Leia também!

De fato, é muito bom que esses tabus sejam quebrados para que as pessoas comecem a falar mais abertamente sobre a importância de cuidar da saúde mental. Porém, é realmente saudável que esses influenciadores falem sobre o tema? 

publicidade

Em entrevista ao Olhar Digital, a psicóloga e especialista em Saúde Pública e Psicoterapia para população LGBTQIA+, Thaís Christinne dos Santos Ventura, afirmou que é muito complicado que essas pessoas abordem a pauta, já que muitas vezes possuem algum diagnóstico e se colocam como referência, o que pode incentivar o autodiagnóstico dos seus seguidores.

Ventura conta ainda que muitas vezes esses influenciadores digitais podem se disponibilizar a conversar com seus seguidores que enfrentam qualquer problema relacionado à saúde mental, mas que o alto volume dessas mensagens pode acabar piorando o quadro dessas pessoas. 

publicidade
Imagem-conceito para nota sobre apps de saúde mental
Imagem: Fizkes/Shutterstock

“Além de não estarem preparadas para trabalhar no atendimento dessas pessoas, os influenciadores podem abrir espaços que não dão conta de administrar. A falta de resposta pode fazer as pessoas se sentirem rejeitadas e invisibilizadas”. 

“As pessoas costumam achar que o trabalho psicológico é um trabalho simples ou só uma conversa, mas não é só isso”, ressalta a psicóloga. 

publicidade

Thaís afirma que a melhor forma dos influenciadores digitais falarem sobre saúde mental é pedir que seus seguidores procurem por ajuda especializada, até mesmo indicando lugares que trabalham o tema de maneira responsável.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!