Samsung anuncia nova memória GDDR7 com velocidade de 36 Gbps

O novo padrão GDDR7 consegue ser até 71% mais veloz que a placa de vídeo mais potente do mercado, que tem GDDR6X embarcada
André Fogaça09/10/2022 14h42, atualizada em 09/10/2022 14h52
Memória DRAM Samsung GDDR 6 (Imagem: divulgação/Samsung)
Memória DRAM Samsung GDDR 6 (Imagem: divulgação/Samsung)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Samsung aproveitou seu evento Tech Day 2022, que aconteceu na semana passada nos Estados Unidos, para mostrar ao mundo uma nova DRAM GDDR7. A empresa coreana apontou velocidade de 36 Gbps para a novidade, mas não disse exatamente quando será lançada – eu aposto apenas no ano que vem.

Este tipo de memória é utilizada em placas de vídeo, mas também dá as caras em outros produtos como servidores, smartphones, consoles de mesa (ou portáteis) e esbarra até mesmo na indústria automobilística. O curioso é que a própria Samsung já mostrou alguns detalhes da GDDR7 no ano passado, em outra edição do mesmo Tech Day e por lá a velocidade marcava 32 Gbps, agora ela subiu 12,5% – sem nem ter chegado ao mercado.

Leia também:

A placa de vídeo mais recente e poderosa disponível para o consumidor é a Nvidia GeForce RTX 4090. A GPU foi revelada durante a GTC 2022 e ela, junto de sua irmã menos forte, a RTX 4080, utiliza memória DRAM do tipo GDDR6X. No caso do modelo mais potente, o periférico traz 24 GB embarcado.

GDDR7 pode ser 71% mais veloz que GDDR6X

Na RTX 4090 a velocidade alcançada pelo GDDR6X é de 21 Gbps, o que coloca o número de 36 Gbps da nova GDDR7 em um incremento de 71,42% apenas neste quesito.

A Samsung não deu nenhum detalhe para além da velocidade, mas apontou melhorias para outros produtos como DDR5 alcançando 32 GB e DRAM marcando 8,5 Gbps em LPDDR5X. Este último tende a aparecer em dispositivos onde a eficiência energética é um dos principais pontos, como relógios inteligentes, smartphones, consoles portáteis e até mesmo notebooks com grande autonomia de bateria.

Também não foi informada a data da produção em massa para a GDDR7 e nem mesmo quais são os primeiros parceiros com ela, mas eu chuto que isso ocorra já no começo do ano que vem para aproveitar a CES e seus lançamentos de janeiro.

Via: Samsung.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.