Especialista alerta para a importância de se aprender sobre privacidade

Especialista chama atenção para importância da educação tecnológica na antecipação de ciberataques ao invés de só contorná-los quando ocorrer
Por Gabrielly Bento, editado por Adriano Camargo 11/10/2022 15h00
Imagem ilustra o conceito de proteção de privacidade de dados com ícone de um escudo e um cadeado
Imagem: NicoElNino/Shutterstock
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Empresas de todos os setores e tamanhos são alvos constantes de ataques cibernéticos. Pesquisas mostram que em caso de ciberataques, os comerciantes brasileiros perdem cerca de 3,86 vezes o valor de cada atividade fraudulenta.

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Isso porque, a cada ocorrência, existem gastos com questões judiciais, recuperação de dados, mensuração de perdas de produtos e clientes, perda de confiança e até rescisão de contratos. As instituições mais afetadas atualmente são as financeiras e o varejo eletrônico.

No primeiro semestre de 2022 foram registradas 31,5 bilhões de tentativas de ciberataques contra empresas no Brasil. Isso é 94% a mais do que no primeiro semestre do ano passado, que atingiu 16,2 bilhões de registros.

Considerando a América Latina, o país fica atrás apenas do México, com 85 bilhões de tentativas. De acordo com Frederico Samartini, CEO da Yssy, um dos principais motivos para que haja tantos ciberataques no país é o baixo investimento em cibersegurança.

“O cenário começou a mudar após a pandemia, mas ainda corresponde a 10% de investimentos totais em tecnologia. Em outros países, as empresas destinam cerca de 25% a 30% em tecnologia para cibersegurança“, comenta Samartini.

privacidade cibersegurança
Imagem: Ruslan Grumble/Shutterstock

Durante o painel “O termômetro para se investir em cibersegurança são os ataques?”, apresentado no Cyber Security Summit, Samartini chamou atenção para importância da educação tecnológica na antecipação de ciberataques, ao invés de simplesmente contorná-los quando ocorrer.

“Para garantir a segurança eficiente, é fundamental entender como a proteção de dados pode ser aplicada em cada negócio”, completa o executivo. Alguns dos principais motivos para se investir na proteção de dados são:

  • Identificação de vulnerabilidades
  • Garantia do exercício das atividades
  • Prevenção contra o vazamento de dados dos clientes
  • Preservação da imagem e da reputação da marca
  • Combate de ameaças internas
  • Prevenção contra o sequestro de dados
  • Capacitação da equipe de TI em cibersegurança
  • Adequação à LGPD

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Redator(a)

Gabrielly Bento é redator(a) no Olhar Digital

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.