A startup escocesa Skyrora falhou em sua primeira tentativa de enviar seu foguete Skylark L ao espaço. A tentativa, realizada no sábado (8), ainda chegou a obter sucesso em lançá-lo, porém, ele não foi muito longe e caiu a 500 metros da costa, no Mar da Noruega.

Autoridades disseram que nenhuma pessoa ou animal foi ferido. Já a Skyrora começou uma investigação para entender o que houve. “Apesar do melhor design, construção e testes preparatórios, anomalias ainda podem acontecer, infelizmente”, afirmou Lee Rosen, CFO da Skyrora.

publicidade

Leia mais:

A missão, da península de Langanes, no nordeste da Islândia, não era necessariamente esperada para ter sucesso, já que era um esforço inicial.

publicidade

Representantes da empresa disseram que a tentativa foi um “marco”, pois pretendem realizar o primeiro lançamento orbital vertical bem-sucedido do Reino Unido em 2023.

As condições no local de lançamento eram complicadas, acrescentou a Skyrora, com “tempestades severas e temperaturas congelantes” nos dias anteriores à tentativa.

publicidade

Embora o lançamento não tenha sido bem-sucedido, a Skyrora conseguiu verificar outras caixas, incluindo empacotar e transportar o foguete de 11 metros de altura e instalações de apoio para o local islandês em contêiner em menos de um mês.

publicidade
Skylark L
Imagem: Divulgação/Skyrora

O Skylark L foi projetado para atingir altitude máxima de mais de 125 quilômetros e voar a quatro vezes a velocidade do som. O veículo está sendo usado para se preparar para o maior veículo Skyrora XL, que está programado para ser lançado no Reino Unido no próximo ano.

A empresa concluiu teste chave do motor do segundo estágio do Skyrora XL em agosto, descrito como o “maior teste de estágio integrado” realizado no Reino Unido em 50 anos.

A Skyrora está entre várias empresas do Reino Unido que buscam fornecer serviços de lançamento para pequenos satélites. Dois portos espaciais verticais no norte da Escócia têm lançamentos programados para 2023, enquanto um aeroporto convertido em Cornwall, no sudoeste da Inglaterra, receberá lançamento da Virgin Orbit não antes de novembro.

Se o lançamento da Virgin Orbit for efetivado, será o primeiro lançamento orbital do Reino Unido, mas não a primeira decolagem vertical. O foguete LauncherOne da Virgin Orbit acende no ar depois de ser lançado por um avião transportador.

O lançamento de 8 de outubro foi a primeira tentativa da Skyrora de alcançar o espaço, mas não sua primeira decolagem geral. A empresa lançou seus foguetes Skylark Nano e Micro para altitudes mais baixas várias vezes nos últimos anos.

Com informações de Space.com

Imagem destacada: Divulgação/Skyrora)

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!