Programado para esta quinta-feira (13), o retorno da missão SpaceX Crew-4 à Terra foi adiado em razão do mau tempo. Após uma estadia de aproximadamente 170 dias na Estação Espacial Internacional (ISS), a tripulação formada pelos astronautas Jessica Watkins, Robert Hines, Kjell Lindgren (NASA) e Samantha Cristoforetti (ESA) vai deixar o laboratório orbital na sexta-feira (14).

Segundo um comunicado emitido pela NASA, e divulgado no perfil da ISS no Twitter, a cápsula Crew Dragon Freedom será desacoplada do posto avançado às 12h35 (pelo horário de Brasília), com transmissão em tempo real pelo site da NASA TV, no app e no YouTube.

publicidade
Os astronautas Jessica Watkins, Robert Hines, Kjell Lindgren (NASA) e Samantha Cristoforetti (ESA), membros da missão SpaceX Crew-4, que deixa a Estação Espacial Internacional nesta quarta-feira (12). Imagem: SpaceX

A agência informou que está avaliando constantemente as condições do local de pouso, como altura das ondas, ventos e outros fatores, para garantir que o mergulho da cápsula no largo da costa da Flórida ocorra em condições seguras.

“A NASA e a SpaceX continuarão monitorando uma frente fria que passa sobre a Flórida trazendo ventos fortes e tempo chuvoso perto das zonas de pouso em potencial no largo das costas do Atlântico e do Golfo”, diz a nota oficial. “As equipes da missão continuarão monitorando as condições de respingo e recuperação com outra revisão meteorológica a seis horas antes do desencaixe”.

publicidade

Leia mais:

Informações referentes ao horário de chegada à Terra ainda não foram divulgadas.

publicidade

Como o nome sugere, a Crew-4 é a quarta missão tripulada à ISS contratada pela NASA com a SpaceX. A cápsula Freedom foi lançada no topo de um foguete Falcon 9 em 27 de abril deste ano, chegando ao laboratório orbital no mesmo dia. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!