A novela envolvendo a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft continua produzindo bons capítulos, mas algumas reviravoltas deixaram uma surpresa na indústria dos games. De acordo com a empresa do Xbox, a Sony não aceitou ter o serviço Game Pass nos seus consoles, além de ter feito “exigências” para aprovar a compra.

Sim, é isso mesmo. Houve uma tentativa de incorporar o Game Pass no PlayStation, mas a ideia foi barrada pela Sony. A acusação da Microsoft veio em documentos enviados para a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA), que está analisando, em fase 2 nesse momento, o acordo com a Activison Blizzard.

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Os documentos da Microsoft foram compartilhados no Twitter pelo jornalista Tom Warren, do site The Verge. A revelação da empresa do Xbox envolve o receio da Sony com os impactos de “Call of Duty” após a possível finalização da compra da Activision Blizzard.

Segundo a Microsoft, a aquisição não trará nenhum favorecimento de “Call of Duty” para os consoles Xbox e esse pensamento não possui nenhuma base. A empresa afirma que os jogadores do PlayStation poderão comprar o FPS na loja da plataforma, assim como os títulos do Game Pass também estão disponíveis para serem adquiridos pelos jogadores.

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“Os jogadores do PlayStation continuarão a ter a possibilidade de comprar Call of Duty no console e isso custará menos do que mudar ao comprar um novo console Xbox”, disse a Microsoft. “De novo, esta concorrência não é bem recebida pela líder de mercado Sony, que decidiu proteger as suas receitas de novos lançamentos ao invés de apresentar aos jogadores a opção de escolha por meio do serviço PlayStation Plus”, acrescentou.

Após a CMA ter declarado que o acordo com a Activision Blizzard poderia prejudicar a concorrência e precisaria de uma investigação mais profunda, a Microsoft alegou que o órgão regulador se baseou em objeções da Sony sem um nível apropriado de revisão crítica. A empresa reitera que a companhia do PlayStation a líder da indústria e a aquisição não prejudicaria a competição do mercado.

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Enquanto isso, a Sony fez uma série de “exigências” para aceitar a compra da Activision Blizzard pela Microsoft. A empresa japonesa também enviou documentos para a CMA e afirmou que os títulos de “Call of Duty” não deveriam receber vantagens nas plataformas Xbox em relação ao desempenho e conteúdo. Além disso, outra exigência seria não incluir os jogos do FPS como parte da assinatura do Game Pass no dia de lançamento – no caso, um lançamento day-one.

Dessa forma, as discussões e burocracias devem estender a novela da aquisição da Activision Blizzard, com previsões de finalização do acordo somente para março de 2023. Apesar dos transtornos, a Microsoft acredita em um final feliz para a compra, que ainda será analisada por órgãos reguladores de outros países daqui para frente.

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Na semana passada, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) do Brasil aprovou a aquisição, sem imposição de restrições. Além do Reino Unido, o acordo será analisado pelos órgãos reguladores dos EUA e União Europeia, mercados importantes da indústria dos jogos.

Informações via Eurogamer e The Gamer

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