A Lenovo apresentou para o mercado brasileiro a segunda geração do notebook ThinkPad X1 Fold. O portátil tem tela dobrável que pode servir como um display de laptop de 12 polegadas, ou então aumentar de tamanho para 16,3 polegadas e ele vem equipado com processadores Intel Core i7 e com Windows 11 Home ou Pro.

Na CES de 2020, a Lenovo mostrou ao mundo como pensa que telas dobráveis podem ser inseridas nos notebooks, colocando a tecnologia nos modelos corporativos da marca ThinkPad com o X1 Fold. Agora, dois anos depois, ela usou a IFA de Berlim deste ano para tentar colocar este produto no mercado mais uma vez, solucionando problemas da geração passada e entregando algumas novidades.

publicidade

Leia também:

Modo notebook do ThinkPad X1 Fold (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Modo notebook do ThinkPad X1 Fold (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Pois bem, pouco mais de um mês depois e a empresa mostrou o ThinkPad X1 Fold no Brasil. O conversível pode ser um notebook compacto com teclado encaixado na metade inferior da tela que está dobrada, ou então desdobrar o componente e remover o acessório para expandir a visualização do conteúdo.

publicidade

ThinkPad X1 Fold tem até 32 GB de RAM

Ele pode trazer processador Intel Core i5 ou i7 de 12ª geração, mas ainda não sabemos quais versões. Muito provavelmente alguma da linha com sufixo U no final do modelo, já que o corpo do ThinkPad X1 Fold é tão fino quanto um tablet – e certamente terá problemas para lidar com o calor. O chip pode trabalhar com até 32 GB de RAM LPDDR5 e SSD com capacidade de até 1 TB.

ThinkPad X1 Fold com tela desdobrada (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
ThinkPad X1 Fold com tela desdobrada (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

A tela é um OLED flexível que pode ter 16,3 polegadas quando aberta e em proporção de 4:3, ou então 12 polegadas no modo notebook – onde metade dela fica com o teclado Bluetooth por cima. Em ambos os casos a resolução é de 2.560 x 2.024 pixels e o brilho máximo alcança 600 nits.

publicidade

O conjunto entrega duas portas Thunderbolt 4 e uma USB-C 3.2 Gen 2. Existe a opção de incluir uma gaveta para SIM card, entregando a capacidade de conexão com redes móveis em 5G. O ThinkPad X1 Fold também tem Wi-Fi 6E e conta com o Windows 11 Home ou Pro pré-instalado.

Lenovo ThinkPad X1 Fold (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Lenovo ThinkPad X1 Fold (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Quando e quanto?

A Lenovo não bateu o martelo para dizer quando o ThinkPad X1 Fold chega ao Brasil, muito menos seu preço. Ao Olhar Digital a empresa asiática comentou que ele deve aparecer para venda em algum momento do próximo mês, provavelmente no final de novembro. Nos Estados Unidos o portátil parte de US$ 2.499, então não espere ele chegando por aqui por menos de R$ 13 mil, que corresponde ao valor convertido para nossa moeda, sem considerar taxas ou impostos.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!