Não restam dúvidas de que os veículos elétricos são mais sustentáveis que os modelos a combustão quando a assunto são as emissões de gases. Entretanto, independente do tipo de motor, todos os automóveis causam um problema em comum: a dispersão de poeira fina que sai dos freios e das rodas e fica depositada nas estradas.

Apesar de ainda não existir uma solução definitiva para o problema, a Audi trabalha em algo que pode funcionar. A montadora alemã tem um projeto em andamento desde 2020 desenvolvido em parceria com a fornecedora de peças Mann + Hummel. O plano das empresas é criar um filtro de partículas capaz de “limpar o ar”, coletando esse material do ambiente.

publicidade

O componente deve vir instalado de fábrica nos futuros EVs da marca e funciona basicamente como um sistema de filtragem de ar residencial, com a diferença que pode ser instalado na parte frontal do carro:

Audi quer limpar o ar usando carros elétricos
A ideia é que esse sistema possa coletar ainda as partículas geradas pelo próprio carro, além de “limpar o ar” no meio do caminho. Imagem: Audi/Divulgação

O projeto prevê que o filtro fique montado em uma estrutura posicionada na frente do radiador, o que significa que depende de modificações mínimas para funcionar em diversos modelos. O filtro, por sua vez, é controlado por uma entrada de ar comutável que mantém as partículas finas presas. 

publicidade

Por enquanto, a Audi vem testando a nova tecnologia no E-Tron. O sistema funciona em dois modos: enquanto o carro está em movimento, ele filtra o ar passivamente através do sistema e partículas menores são capturadas. No carregamento estacionário, por sua vez, o ventilador montado na extremidade dianteira do veículo transporta o ar ambiente através do filtro. 

A Audi explica que o segundo modo é ideal para uso em áreas urbanas e especialmente durante o carregamento em estações públicas. Até agora, segundo a fabricante de automóveis, os testes de resistência e rodagem de 50 mil km mostraram que o filtro não tem efeito negativo na maneira como os veículos elétricos funcionam.

publicidade

Avaliações na cidade de Stuttgart, na Alemanha, também mostraram que um protóripo do E-Tron conseguiu filtrar completamente até suas próprias partículas. Os resultados do experimento serão avaliados em 2024 e ainda não há previsão da novidade chegar ao mercado.

Imagem principal: Oleg suhenco/Shutterstock

publicidade

Veja também:

Via: Motor 1

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!