Uma sequência composta por 80 imagens tiradas pela HRSC (High Resolution Stereo Camera) a bordo da Mars Express, em 14 de fevereiro, mostram as luas de Marte e Júpiter se encontrando.

As fotos foram tiradas com a lente Super Resolution Channel, da ESA (Agência Espacial Europeia), para obter as imagens mais detalhadas possíveis.

publicidade

Leia mais:

Em primeiro plano, as imagens mostram a lua marciana Deimos, de formato irregular, com sua superfície rochosa e cheia de crateras.

publicidade

Ao fundo, Júpiter e os quatro satélites galileanos são vistos. Júpiter é a grande mancha branca brilhante perto do centro do vídeo. As luas aparecem como pequenas manchas brancas de luz.

publicidade

A separação entre Mars Express e Júpiter é de cerca de 745 milhões de quilômetros. Devido à diferença de brilho em relação a Deimos, as luas não seriam visíveis nas imagens próximas ao extremamente brilhante Júpiter se essas imagens não tivessem sido aprimoradas separadamente e localmente nas posições das luas.

Primeiro, Deimos passa em frente às luas de Júpiter, Europa e Ganimedes (à esquerda), seguidas por Júpiter (grande círculo branco) e Io e Calisto (à direita).

publicidade

O leve movimento de Deimos na sequência de imagens é causado pelas pequenas vibrações após as manobras da espaçonave em posição.

Com informações de ESA

Imagem destacada: Reprodução/YouTube

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!