O papel que marcou a carreira de Robbie Coltrane para sempre foi como o guarda-caça de Hogwarts, Rúbeo Hagrid, dos oito filmes da franquia “Harry Potter”. No entanto, o ator britânico construiu uma longa carreira, com papéis marcantes e participações em grandes filmes.

Coltrane morreu aos 72 anos nesta sexta-feira (14) em um hospital na Escócia, segundo pronunciamento de seus representantes. O ator iniciou sua carreira ao final dos anos 1970, e brilhou em diversos papéis no cinema e TV britânica, além de participação em grandes sucessos de Hollywood.

publicidade

Por isso, vamos relembrar algumas séries e filmes em que o ator marcou presença.

Cracker

Depois de Hagrid, este talvez seja o papel mais marcante da carreira de Robbie Coltrane no Reino Unido. Em “Cracker”, Coltrane viveu o protagonista, o psicólogo criminal Dr. Edward Fitzgerald, conhecido simplesmente como “Fitz”, uma espécie de anti-herói de séries policiais de TV. A série foi ao ar entre 1993 e 1995, com dois especiais lançados em 1996 e 2006.

publicidade

A série rendeu a Coltrane três prêmios de Melhor Ator no Bafta, o “Oscar” britânico.

007

Outro papel marcante de Robbie Coltrane foi na franquia “007“, em que viveu o líder mafioso Valentin Zukovsky. O personagem apareceu em dois filmes de James Bond: “007 – Contra Goldeneye” de 1995, e “007 – O Mundo não é o Bastante”, de 1999, ambos protagonizados por Pierce Brosnan.

publicidade

Henrique V

Em 1989, bem antes de seu rosto se tornar famoso em todo o mundo, Robbie Coltrane interpretou o Sir John Falstaff na adaptação da obra de William Shakespeare, “Henrique V”, com o personagem título vivido por Kenneth Branagh, com quem trabalharia novamente anos mais tarde na franquia “Harry Potter”.

National Treasure

Outra série aclamada protagonizada por Coltrane foi “National Treasure”, que teve um total de quatro episódios que foram ao ar na TV britânica em 2016.

publicidade

Na série, o ator interpreta Paul Finchley, um comediante de sucesso dos anos 1980 e 1990, que se torna apresentador de um programa de TV. Finchley é acusado de estupro por diversas mulheres.

Na série, Coltrane contracenou com Julie Walters, que viveu sua esposa, e Andrea Riseborough, que interpretou sua filha. “National Treasure” é inspirada em uma operação policial que resultou na acusação de diversos veteranos da TV.

Leia mais:

Doze Homens e Outro Segredo

Coltrane viveu um papel secundário em “Doze Homens e Outro Segredo”, filme recheado de estrelas de Hollywood. Ele interpretou Matsui, um associado enigmático de Danny Ocean e Rusty Ryan, vividos por George Clooney e Brad Pitt, respectivamente.

Uma das cenas mais engraçadas do filme inclui Coltrane, onde vemos seu personagem interagindo com os de Clooney e Pitt. O trio conversa em uma espécie de código bizarro que deixa Linus, o personagem de Matt Damon, com dificuldade para acompanhar o raciocínio.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!