A Guia Anônima do Google Chrome é um recurso bem útil para quem deseja trafegar sem ter sua navegação salva no histórico e poder acessar sites de forma privativa. No entanto, há diversas dúvidas se a função realmente é segura e aparentemente até os funcionários do Google questionam esse tipo de aba.

O mais recente questionamento veio da chefe de marketing do Google. De acordo com a Bloomberg, Lorraine Twohill escreveu um e-mail para o CEO Sundar Pichai pedindo que a empresa faça uma Guia Anônima “realmente privativa”. A mulher afirmou ainda que é obrigada a usar uma linguagem “confusa” sobre o recurso e que isso pode afetar a confiança dos usuários da empresa.

publicidade

Não é de hoje que o Google é questionado sobre o tema. A gigante da tecnologia enfrenta um processo bilionário acusada de rastrear a navegação durante o modo privado e não explicar isso de forma clara para os usuários. A empresa nega, mas o processo segue em andamento nos Estados Unidos.

As informações vieram a público justamente por causa desse processo. Segundo os documentos, funcionários do Google dizem que a empresa dá a entender para seus usuários que a navegação pelo formato não é rastreável, quando na verdade esse tipo de aba não é tão segura assim. Uma pesquisa interna indicou que 56,3% dos usuários acreditam que o modo seria capaz de manter suas informações privadas.

publicidade

Leia também:

Guia Anônima do Chrome é segura?

O Google argumenta que os usuários são informados de como o serviço funciona toda vez que abrem o modo de Guia Anônima e dão consentimento sobre a cobertura da proteção fornecida não ser completa. No texto apresentado na primeira aba do serviço, é informado que a empresa não vai salvar o histórico de navegação e os Cookies, mas os sites acessados durante o uso e o provedor de internet podem rastrear a atividade. 

publicidade
Guia Anônima do Google Chrome explica como recurso funciona (Imagem: Captura de Tela/Olhar Digital)

Um engenheiro do Google chegou a afirmar que “Precisamos parar de chamá-lo de Anônimo e parar de usar um ícone do Espião”, já que as pesquisas indicam que os usuários não estão totalmente cientes de como o serviço funciona. Por enquanto não há informações se a empresa vai realizar algum tipo de alteração no modo de navegação privada. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!