Considerado a maior prioridade de 2022 para a Agência Espacial Europeia (ESA), o lançamento do superfoguete Ariane 6 pode estar bem próximo de acontecer. Isso porque, pela primeira vez, o veículo foi montado por completo em sua plataforma de lançamento no espaçoporto europeu de Kouru, na Guiana Francesa, com a instalação de um composto superior sobre o estágio central e os quatro propulsores.

Superfoguete Ariane 6 é montado por inteiro na plataforma de lançamento pela primeira vez. Imagem: ESA

Esse elemento superior – composto por duas meias-carenagens e uma maquete de carga com o adaptador estrutural necessário para se juntar ao estágio central – fez a viagem de 10 km do prédio de encapsulamento até a plataforma de lançamento na quarta-feira passada (12).

publicidade

Nas próximas semanas, equipes da ESA, da Ariane Group e da agência espacial francesa (CNES) farão as conexões mecânicas, elétricas e fluidas que se juntam ao complexo veicular.

Com o Ariane 6 totalmente integrado na base, os chamados testes combinados validarão o foguete, a plataforma de lançamento e os sistemas elétricos, fluidos e mecânicos compartilhados como um sistema completo. Os testes combinados incluem operações de abastecimento e drenagem de tanques que garantem o bom funcionamento das etapas de lançamento, além de avaliarem o software de dados de voo e controle.

publicidade

Segundo um comunicado da ESA, após os testes combinados, serão realizados os testes de disparos estáticos nos motores do estágio Vulcain 2.1, incluindo disparos abortados e disparos longos com desconexão. 

O diretor de Transportes Espaciais da agência, Daniel Neuenschwander, ressalta a importância do Ariane 6 como sucessor do foguete Ariane 5, que por mais de 25 anos forneceu à Europa acesso confiável ao espaço. “A inovação é a chave para manter a capacidade da Europa de alcançar o espaço com um sistema de lançamento totalmente independente que seja competitivo e versátil”.

publicidade

Leia mais:

Nesta quarta-feira (19), uma coletiva de imprensa será concedida às 12h (pelo horário de Brasília) para detalhar o progresso do superfoguete Ariane 6, com transmissão ao vivo na Web TV da ESA. Estarão presentes representantes da ESA e de seus parceiros no projeto Ariane 6, ArianeGroup (principal contratante industrial do sistema), Arianespace (provedora de serviços de lançamentos) e a CNES (responsável por gerenciar o espaçoporto).

publicidade

Ariane 6 é um veículo de lançamento modular que usa dois ou quatro propulsores de correia P120C, dependendo dos requisitos da missão. O motor P120C tem dupla função, servindo também como o primeiro estágio do novo foguete Vega-C, também da ESA.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!