A febre dos reality shows chegou também para os eletricistas. Tudo porque a Siemens criou o Desafio da Elétrica, no qual 12 profissionais da área participam de uma competição que será transmitida no YouTube da empresa alemã.
Dos 700 inscritos para o reality show, foram selecionados oito homens e quatro mulheres entre 28 e 40 anos. Os quatro primeiros colocados receberão prêmios como: TV de 60 polegadas, smartphone, churrasqueira e escada de fibra de carbono.
Leia mais:
- Siemens completa 175 anos com foco nos gêmeos digitais e metaverso industrial
- Bairro inteligente: é possível criar um no meio de uma metrópole?
- Siemens Xcelerator é a nova aposta da gigante alemã e conta com ecossistema de parceiros
Todo o conteúdo foi gravado e convertido em nove episódios, que estarão disponíveis semanalmente no canal da Siemens no YouTube.
Além de promover a aproximação entre a empresa e seu público-alvo, houve a preocupação com o gênero dos cadastrados, com a criação de uma campanha específica para chamar a atenção de mulheres eletricistas, muitas vezes consideradas invisíveis neste meio de trabalho.
“Era difícil encontrar profissionais mulheres que atuem nessa área, e eu torço muito para que isso mude. A gente precisa deixar de ser minoria. Essas mulheres do futuro precisam ter mais garra e não viver de estigmas… tapar os ouvidos, passar por cima, superar. Elas não precisam ser, elas já são”, disse Viviane Ferreira da Silva, eletricista que participou do Desafio da Elétrica Siemens.

Os desafios estão relacionados com o universo desses profissionais como, por exemplo, passagens de fio em labirintos, trocar tomadas de 110V para 220V e até montar partidas de motor (como uma bomba de piscina, portão automatizado ou escada rolante).
O último episódio estará disponível no dia 12 de dezembro. Nele, a jornalista e apresentadora Renata Fan entregará o prêmio aos vencedores.
O lugar e toda estrutura criada para a gravação dos episódios envolveu uma equipe de 41 pessoas, com protocolos de segurança e eletrificação observados. “Todas as provas foram aprovadas por engenheiros da Siemens antes para evitar qualquer problema”, explica Rafael Pereira, diretor da agência G+P, que criou o Desafio da Elétrica da Siemens em parceria com a equipe da Electrical Products.
Veja também:
- Cidades inteligentes são a solução para o planeta Terra?
- Berlim supera traumas da Guerra e se torna referência em tecnologia
- Bairro inteligente brasileiro quer ser exemplo mundial em tecnologia
A Siemens recentemente aumentou seu portfólio de engenharia civil com aquisições de uma empresa asiática.
Além dos investimentos, a empresa destaca a preocupação no treinamento e no conhecimento dos eletricistas para a execução segura dos serviços.
A divisão Electrical Products (EP) da Siemens oferece um portfólio de produtos para proteção elétrica modular e as provas foram criadas dentro desse universo em que a companhia atua.

“A Siemens está cada vez mais perto do eletricista, em uma iniciativa inédita de relacionamento entre uma companhia e seu público-alvo. No ano passado conduzimos uma campanha digital e recebemos muitas mensagens. Agora, mostramos para o eletricista que queremos construir um mundo mais seguro e mais prudente”, afirma Viviane Chimanski, Coordenadora de Marketing da Electrical Products.
“Eu era jornaleiro, tinha uma banca de jornal. Um rapaz veio tirar um xerox e me perguntou se eu conhecia algum eletricista. E aquilo me despertou, eu sempre tive vontade de ter uma profissão industrial. Depois de sair da banca, fui trabalhar como repositor, e para virar minha vida, eu falei: vou estudar elétrica”, relatou Lucas Costa, competidor do Desafio da Elétrica e que virou eletricista depois de perceber que esta profissão poderia mudar sua vida.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!