Ao atingir a vida adulta, uma pessoa acabará se encontrando, inevitavelmente, com o famoso score Serasa. Porém, você sabe qual o motivo disso? Por isso, nós do Olhar Digital, explicaremos um pouco sobre esse recurso, incluindo sua importância, motivo de existência, como é medido, como consultar e até a forma de aumentar a pontuação.

Leia também:

O que é e para que serve o score Serasa?

Para quem não conhece, o score Serasa é um processo de liberação de crédito e realização de negócios. Sendo mais específico, ele indicará através de uma pontuação se você é um bom pagador ou não. Consequentemente, os bancos e financeiras vão facilitando o acesso de crédito para as pessoas com um grande score.

A pontuação do score Serasa vai de 0 a 1000 e ela indicará qual a chance da pessoa pagar suas contas corretamente pelos próximo 12 meses. Dessa forma, por exemplo, um banco avalia um valor para liberar limite no cartão.

publicidade

Como é medido o score Sersa?

Os cálculos para saber o score do Serasa são realizados por um modelo estático. Portanto, eles irão utilizar algumas informações relevantes das pessoas, divididas em seis categorias e cada categoria tem sua importância para determinar a pontuação final.

Por fim, as categorias do score Serasa são os comportamentos de consultas ou consultas para serviço e crédito, crédito contratado, histórico de dívidas, pagamento de crédito, pagamento de dívidas e tempo de uso do crédito.

Como consultar o score no Serasa Consumidor?

Existem duas formas para que você consiga consultar o seu score Serasa e ambos são de fácil entendimento, acesso e bem semelhantes. Vejam a seguir:

No Site

Através do site, o Serasa pede para consultar o seu CPF para verificar se tem alguma conta ativa.

Como consultar score do Serasa?

Caso você tenha certeza que não tem conta no Serasa, aparecerá uma opção para que você possa criar. Porém, se for necessário, coloque o seu CPF para conseguir ter certeza se existe ou não uma conta aberta, pois se não tiver, ele te direcionará para criar uma conta.

Por fim, independente de você ter conta ou não, após realizar e se logar, o site te levará para a home com o valor do score, ofertas de acordos e simulação de créditos.

Score Serasa

No app Serasa: consulta CPF e Score

O aplicativo do Serasa, pelo smartphone, não difere tanto do site. Dessa forma, será muito semelhante às instruções para averiguar o seu score pelo celular. Obviamente, o primeiro passo é aderir o aplicativo em sua loja de app.

App do Serasa
Imagem: Play Store / Reprodução

Após isso, é necessário que você coloque o seu CPF para que o aplicativo analise se tem ou não uma conta.

Como criar conta no Serasa

Caso você tenha uma conta, o aplicativo indicará para que você coloque sua senha. Caso contrário, será o próprio app vai te direcionar para uma criação de conta.

Serasa dá informações sobre bom pagador

Por fim, como no site, após colocar a senha, o aplicativo já direcionará o usuário para home e será possível ver o nível do score, além de outros recursos.

A nota do Serasa vai de 0 a 1000

Como aumentar o meu score no Serasa

É possível aumentar o score no Serasa, mas será um processo um pouco lento até acontecer esse resultado. Portanto, existem algumas dicas fundamentais para que seu score suba com o passar do tempo. Vejam algumas:

  • Caso tenha dívida, negocie seu pagamento. Você pode aproveitar os descontos no Serasa Limpa Nome.
  • Mantenha os seus dados cadastrais atualizados.
  • Pague suas contas em dia.
  • Realize o cadastro positivo.

Crédito da imagem principal: Brenda Rocha – Blossom/ Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!