Você sabe o verdadeiro significado dos emojis de macaco do WhatsApp? Esses desenhos do animal, que ficam dentro do aplicativo da Meta, mostram macaquinhos cobrindo os olhos, as orelhas e a boca. Os três são um dos mais usados pelos usuários do mensageiro e fazem parte da cultura do Japão.

O nome de cada um deles, segundo as lendas japonesas, são Mizaru (“Não veja o mal”), Kikazaru (“Não ouça mal nenhum”) e Iwazaru (“Não fale o mal”). Todos representam uma interpretação diferente sobre as estatuetas de madeira feitas em homenagem a Tokugawa Ieyasu, um antigo governante japonês.

publicidade

Leia mais:

Existem outras variações de emojis de macacos nos teclados dos celulares, como o que mostra apenas a cabeça do animal como uma identificação, sem interpretações. Além desse, existe uma outra que mostra um macaco sentado, o que pode se referir ao animal no zoológico.

publicidade
Emojis de macacos WhatsApp
Emojis de macacos WhatsApp Crédito: Captura de Tela/ Olhar Digital

Ao que diz respeito ao uso de cada um deles em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, eles carregam seus próprios significados. Os mais populares são:

Macaco que tapa os olhos (Mizaru): pode ser utilizado em situações de timidez, constrangimento ou vergonha;

publicidade

Macaco que tapa as orelhas (Kikazaru): é usado para “fingir” que não está ouvindo ou dando atenção a algo, ou que não queria ter escutado alguma coisa em específico;

Macaco que tapa a boca (Iwazaru): utilizado para evitar avisar que não quer falar sobre uma determinada situação, seja por ser desconfortável, constrangedora ou por se tratar de um segredo.

publicidade

Google lançou 31 novos emojis; confira

A Unicode Consortium é uma organização sem fins lucrativos que coordena o desenvolvimento e a promoção do Unicode, assim como é responsável por manter o catálogo oficial de emojis para smartphones. A empresa publicou nesta última terça-feira (13) o padrão Unicode 15.0 com 31 novos emojis, incluindo uma mão que empurra, um rosto que treme (ou “estou em choque”), um alce, um ganso, o tão esperado coração cor de rosa e um sinal de Wi-Fi/sem fio, e o Google já entrou em ação.

Algumas ilustrações desses 31 emojis foram vistas pela primeira vez em julho deste ano. Agora que já foram aprovados, os fabricantes de telefones, de sistemas operacionais e de aplicativos, vão implementar suas próprias versões para introduzi-los nos seus dispositivos.

Para saber mais, acesse a reportagem do Olhar Digital.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!