Covid-19 ainda é uma emergência de saúde global, diz OMS 

Tamires Ferreira19/10/2022 15h11
Mulher com máscara para representar casos e mortes por Covid
Imagem: Zigres/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu, nesta quarta-feira (19), manter a covid-19 como uma emergência de saúde global. De acordo com o órgão, embora a percepção pública seja de que a pandemia acabou em algumas partes do mundo, a taxa de mortes ainda é significativamente mais alta quando comparada a outros vírus respiratórios. 

Segundo informações da Reuters, o comitê de emergência da OMS fez a declaração de emergência para covid pela primeira vez em 30 de janeiro de 2020. A determinação visava ajudar a acelerar pesquisas, financiamento e medidas internacionais de saúde pública para conter a doença. 

Imagem: shutterstock

“Esta pandemia já nos surpreendeu antes e pode muito bem voltar”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a repórteres. O gestor destacou também o risco de novas variantes e disse concordar com o parecer emitido pelo comitê, que decidiu que o evento pandêmico continua a constituir uma Emergência de Saúde Pública de Preocupação Internacional (PHEIC, na sigla em inglês). 

Nos últimos meses, a Organização das Nações Unidas (ONU) também alertou que os países precisam manter a vigilância e continuar reforçando a importância da vacinação, principalmente nas populações mais vulneráveis. 

Brasil e covid-19 

Após chegar ao Brasil em março de 2020, o vírus da Covid-19 se espalhou muito rapidamente. Pouco mais de dois anos e meio depois da chegada da pandemia no país, foi alcançada a assustadora marca de 686 mil mortes. 

Leia mais! 

Com momentos de alta e de baixa nos novos casos e no número de mortes, o país só teve um cenário de melhora na pandemia após o avanço da vacinação. 

De acordo com números atualizados na terça-feira (18), o Brasil registrou 83 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e mais de 8 mil novos casos da doença. Recentemente, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) também alertou a região das Américas sobre quatro doenças, entre elas a covid-19. 

Para a organização, a atual movimentação mostra uma possível transição da fase aguda da pandemia para uma fase de controle sustentado, mas o cenário equilibrado só será alcançado por meio da continuação da testagem e do aumento da vacinação. Embora mais de 70% da população das Américas esteja imunizada contra a covid, dez países e territórios, segundo a Opas, ainda não atingiram 40% de cobertura vacinal. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.