A Ikea, grupo conhecido principalmente por seus projetos modernistas para eletrodomésticos e móveis, se uniu a Kodiak Robotics, empresa que trabalha com tecnologia de direção autônoma para caminhões de longa distância, testando assim entregas sem motorista em seus armazéns e lojas.
Leia mais:
- Gigante do setor, Ikea cria móveis robóticos
- Acidente com caminhão autônomo levanta dúvidas sobre segurança da tecnologia
- Caminhões sem caminhoneiro de empresa sueca começam a rodar nos Estados Unidos ainda este ano
Desde agosto deste ano, um caminhão autônomo para serviço pesado da Kodiak já tem entregado móveis de um centro de distribuição da Ikea, perto de Houston, para uma loja de varejo perto de Dallas, todos os dias.
Nesse trajeto, o caminhão anda de forma autônoma por um longo caminho da rodovia durante sua viagem de cerca de 300 milhas (quase 500km) num só sentido. Porém, vale ressaltar que o caminhão possui um motorista ‘reserva’ ao volante, que fica responsável por “supervisionar as entregas”.
A esperança da Ikea com essa parceria é que as entregas autônomas possam tornar as viagens de longa distância mais seguras e levar melhores condições de trabalho para os caminhoneiros.

Mesmo que os caminhões da Kodiak não sejam elétricos, existe um estudo anterior da UC San Diego utilizando veículos de outra empresa, que mostra que os caminhões autônomos são cerca de 10% mais eficientes do que os tradicionais.
De acordo com a Forbes, ambas as empresas concordaram com um programa piloto de três meses, e se tudo der certo, elas podem assinar um acordo de longa duração e que atenderia a várias lojas e armazéns da Ikea.
A Ikea também abraçou outros tipos de avanços tecnológicos nos últimos meses. Em junho, lançou um novo aplicativo com inteligência artificial que pode escanear salas usando o LIDAR para criar réplicas em 3D que você pode projetar com móveis da empresa.
Via: Engadget
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!