Especializada em tecnologia de frete, a sueca Einride acaba de anunciar que recebeu aprovação americana para ter seus caminhões Pod (com design sem cabine para caminhoneiros) operando de forma autônoma nos Estados Unidos. A licença concedida pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) permite que as unidades de Transporte Elétrico Autônomo (AET) da empresa atuem em vias públicas no país.

A Einride vai conduzir um projeto piloto para dar suporte aos fluxos operacionais para seu cliente GE Appliances, apresentando a funcionalidade específica do caminhão Einride Pod para comercialização futura. Apesar de não haver um caminhoneiro nos veículos, estes não vão trabalhar efetivamente “sem participação humana”, pois haverá monitoramento remoto realizado por uma pessoa.

Leia também:

No piloto que já deve começar no terceiro trimestre de 2022, o caminhão Einride Pod vai operar em vias públicas com tráfego misto enquanto executa fluxos de trabalho da vida real. Dentre eles, movimentação de mercadorias e coordenação com equipes em vários armazéns para carga e descarga.

publicidade

Sem caminhoneiros, mas mantendo os humanos trabalhando

Um caminhão autônomo da Einride
Imagem: Divulgação/Einride

Enquanto isso, o monitoramento remoto será realizado o tempo todo, para situações em que seja necessária alguma intervenção. Para a empresa sueca, esta é uma função crítica no dimensionamento seguro de veículos autônomos, mantendo os humanos no circuito e criando empregos para cumprir uma forma futura de transporte.

“Este é um tipo de veículo que nunca foi visto nas estradas dos EUA e significa um marco importante como um ponto de virada para o futuro da indústria do frete”, disse Robert Falck, CEO e fundador da Einride. O executivo acredita que a tecnologia autônoma e elétrica “criará milhares de empregos e ajudará os Estados Unidos a se manterem competitivos”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!