Você quer expandir sua empresa ou pretende pegar um empréstimo com o banco? Saiba que você precisará ter um bom score do seu CNPJ. Ter uma boa pontuação é complementante necessário para o desenvolvimento de seu negócio.

Neste tutorial, você vai descobrir formas de consultar a situação de seu score do CNPJ. Além disso, você conhecerá algumas empresas especialistas no assunto que prestarão serviços como esse.

publicidade

Leia também:

O que é e para que serve o score de um CNPJ?

Assim como no CPF, o score de um CNPJ tem a mesma premissa de determinar a saúde financeira. A diferença é que, neste caso, trata-se de empresas (e não pessoas físicas).

publicidade

A consulta é feita exatamente da mesma forma que realizam com pessoas físicas, avaliando em uma pontuação de 0 a 1000. Dessa forma, isso indicará o quão saudável a empresa está em questão de pagamento de contas, relacionamento com bancos e o volume financeiro que é movimentado.

Obviamente, o quanto mais próximo do 1000, mais saudável a empresa vai se encontrar. Portanto, o risco de quebrar é menor, as decisões quando se trata de dinheiro são melhores e o compromissos financeiros são cumpridos.

publicidade

Entretanto, o principal objetivo dos empreendedores em ter um bom score em seu CNPJ, é que a possibilidade de ter créditos disponíveis por bancos são maiores e isso pode melhorar o poder de investimento da própria empresa.

Como calcular o score de uma empresa?

Para realizar o cálculo e um score do CNPJ, as empresas financeiras e bancos realizam uma pesquisa com o CNPJ da empresa em si. Dessa forma, basicamente, eles buscam saber a saúde financeira do CNPJ em questão. Consequentemente, o valor da pontuação passam as seguintes mensagens para as instituições de créditos:

publicidade
  • Está tudo bem com a empresa?
  • A empresa paga as contas em dia?
  • A empresa paga seus fornecedores em dia?
  • A empresa é confiável?
  • Quais as chances de inadimplência se essa empresa contratar crédito?

A seguir, apresentaremos o que significa, para as instituições financeiras, o valor do score de cada CNPJ para que se possa ter uma noção de quanto deveria ser o ideal:

  • De 0 a 100: alta dificuldade de acesso a crédito;
  • De 101 a 250: acesso moderado ao crédito, porém a empresa ainda pode enfrentar dificuldades de aprovação;
  • De 251 a 550: acesso mais facilitado às melhores opções de crédito para empresas;
  • De 551 a 1.000: acesso a condições especiais de crédito.

Como aumentar o score CNPJ?

Para aumentar o score do CNPJ não tem segredo, porém vale lembrar que não existe uma fórmula que mudará sua situação do dia para a noite. Portanto, pessoas que prometem esse tipo de serviço são mentirosos e golpistas.

Dito isso, as ações que farão o score de um CNPJ aumentar são as mesmas para o CPF. Ou seja, basta a pessoa ter boas práticas financeiras ao decorrer de sua vida. Essas práticas são como pagar conta em dia, regularizar dívidas em atraso e, obviamente, não abusar nos valores pedidos para créditos.

Outra dica muito valiosa para um bom score no CNPJ, é evitar fazer simulações em diferentes empresas financeiras. Isso é prejudicial para sua nota, pois conforme aumenta a quantidade de consultas sobre sua empresa, o sistema entende que você precisa de crédito e, consequentemente, diminui seu score.

Empresas para consulta de CNPJ

Atualmente, diversas empresas realizam esse tipo de serviço para a população. Algumas delas são pagas, mas existem outras que prestam esse suporte gratuitamente. Por fim, vejam a seguir algumas organizações que lidam com isso:

Crédito da imagem principal: rafastockbr/ Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!