Autoridades de saúde de Pequim, na China, decidiram reforçar e retomar algumas restrições aplicadas durante o pico da pandemia da covid-19 devido ao aumento de casos na região. De acordo com a agência de notícias RTP, os casos quadruplicaram na cidade e o confinamento será adotado em alguns complexos residenciais. 

Nesta quinta-feira (20), foram detectados 18 novos casos de covid em Pequim, elevando o total para 197 em apenas 10 dias. Nos dias anteriores, o número de casos estava estabilizado com um total de 49 infectados. A tendência de crescimento em curto período chamou atenção das autoridades de saúde do país. 

publicidade
Diante do aumento de casos de covid, Xangai adotou medidas restritivas
Imagem: Robert Way / Shutterstock

O reforço adotado inclui a triagem de cidadãos na entrada de estabelecimentos lotados, como mercados, além de uma maior supervisão com os grupos de risco. Uma medida já adotada na capital foi o confinamento curto, de três dias, em determinadas regiões identificadas como de risco. Se a taxa de infecções continuar subindo, o distanciamento social será prolongado. 

Apesar da contestação pública e do impacto na economia, o governo chinês disse que irá manter a política de “zero covid”. Vale destacar que a China é um dos países com menos casos registrados. 

publicidade

Além de Pequim, Xangai também enfrenta novos surtos de covid, movimentando as autoridades de saúde da região. No início deste ano, a cidade passou por um bloqueio em seu porto, considerado o maior do mundo, devido o aumento de casos pela variante Ômicron e medidas de segurança mais restritas.

Leia mais! 

publicidade

Brasil e covid 

De acordo com números atualizados na quarta-feira (19), o Brasil registrou quase 100 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas e mais de 8 mil novos casos da doença.  

Com números ainda altos em vários países, embora no geral o quadro seja de queda, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu, nesta semana, manter a covid-19 como uma emergência de saúde global. Conforme o órgão, embora a percepção pública seja de que a pandemia acabou em algumas partes do mundo, a taxa de mortes ainda é significativamente elevada quando comparada a outros vírus respiratórios.   

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!