O YouTube está ganhando cara nova e novos recursos nos dispositivos portáteis. O mais interessante no momento é o chamado “movimento de pinça”, no qual você faz com dois dedos um movimento similar ao de uma pinça para dar zoom nos vídeos. O recurso vem para iOS e Android.

Os testes haviam começado em agosto somente com clientes Premium, mas foi recentemente liberado para todos os usuários.

publicidade

Leia mais:

Outro recurso implementado deve auxiliar os usuários a chegarem à parte certa de um vídeo com mais facilidade. No desktop e no celular, você poderá arrastar o cursor para cima ou deslizar para cima enquanto percorre um vídeo para ver uma linha de miniaturas (um pouco como na Netflix).

publicidade

Como o YouTube sugere, isso deve ajudá-lo a evitar retroceder muito enquanto assiste a um tutorial e deseja assistir novamente a uma etapa.

publicidade
Mudança promete ajudar ao assistir tutoriais (Imagem: Divulgação/YouTube)

No visual, há novo modo de ambiente que ajusta a cor de fundo do aplicativo para combinar com o vídeo. O diretor de UX do YouTube, Nate Koechley, descreve isso em postagem no blog do app como efeito sutil que aproveita a amostragem dinâmica de cores, com o objetivo de atrair os olhos dos usuários para os vídeos e colocar mais foco no conteúdo.

O modo ambiente também estará disponível nas listas de reprodução de vídeo. Você verá o modo ambiente nas páginas de exibição da Web e de dispositivos móveis quando o tema escuro estiver ativado. O modo escuro em breve parecerá ainda mais escuro na web, móveis e TVs inteligentes.

publicidade

Imagem: Divulgação/YouTube

Em outros lugares, os links do YouTube nas descrições dos vídeos agora serão exibidos como botões. O serviço reformulou ações comuns, como curtir, compartilhar e baixar para “minimizar distrações” também.

Além disso, o botão de inscrição terá novo visual – será um botão em forma de pílula em vez de retangular. Embora o botão não seja mais vermelho, o YouTube sugere que o redesenho de alto contraste o ajudará a se destacar mais nas páginas de exibição e nas páginas do canal.

O YouTube começou a implementar essas mudanças nesta segunda-feira (24). Eles devem estar disponíveis para todos nas próximas semanas.

Com informações de Engadget

Imagem destacada: Divulgação/YouTube