Além do MacOS Ventura e do iOS 16.1, a Apple lançou hoje o iPadOS 16, que conta com novos recursos como o Stage Manager, feito especialmente para facilitar o uso de apps em multitarefa, mas que ainda não está 100% pronto. Por exemplo, o novo recurso ainda não tem o prometido suporte para monitores externos.
Stage Manager é o destaque do iPadOS 16.1, mas ainda precisa de ajustes
Com o Stage Manager, traduzido para português pela Apple como Organizador Visual, é possível redimensionar e empilhar janelas de apps. Ao abrir o recurso, o app principal que você está trabalhando fica destacado em uma área centralizada, com os quatro apps mais recentes na lateral esquerda.
O recurso ainda parece estar sendo refinado pela Apple, e certamente ainda tem muito o que evoluir até se tornar realmente útil para os usuários que precisam trabalhar com vários apps de forma simultâneo.
Outras novidades do iPadOS 16.1
Além do Stage Manager, o novo iPadOS tem recursos como a biblioteca compartilhada de fotos do iCloud, que pode ser dividida com até cinco pessoas da sua família. Outra novidade é a possibilidade de corrigir uma mensagem até 15 minutos após enviada. Também é possível cancelar o envio até 2 minutos após apertar o botão de enviar.
Outras novidades são a inclusão do app Tempo no iPad, algo que fazia falta há anos. Além disso, agora é possível capturar texto em vídeos e fotos. Nos vídeos, basta pausar o playback para conseguir interagir com textos no Apple Fotos, Safari ou na visualização rápida.
Saiba mais sobre as novas funções e recursos do iPad OS 16.1.
Leia mais:
- iPadOS 16 lançado com ferramentas multitarefa e suporte a monitores externos
- Com novas funções multitarefa, iPadOS 16 será mais parecido com macOS do que iOS
- iPadOS 16 beta finalmente leva o Stage Manager para mais modelos de iPad
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!