O episódio final da 1ª temporada de “House of the Dragon” chegou no último domingo (23), com o começo da guerra civil dos Targaryen, conhecida como A Dança dos Dragões, e uma mudança significativa em relação ao livro “Fogo e Sangue”, de George R.R. Martin, em que a série da HBO se baseia.

ATENÇÃO: O texto abaixo contém spoilers do episódio 10 de “House of the Dragon”.

publicidade

No episódio final de temporada, a agora Rainha Rhaenyra I Targaryen (Emma D’Arcy) envia seus filhos Jacaerys (Harry Collett) e Lucerys Velaryon (Elliot Grihault) como mensageiros montados em seus dragões Vermax e Arrax, respectivamente. O objetivo das missões dos dois garotos é criar alianças com os lordes de três das famílias mais importantes de Westeros: os Stark, os Arryn e os Baratheon.

Enquanto Jacaerys, o mais velho, seguiu em direção ao Ninho da Águia e Winterfell, Lucerys foi para Ponta Tempestade, tentar convencer o Lorde Borros Baratheon (Roger Evans) a apoiar a causa de sua mãe, a quem prestou juramento no passado.

publicidade

No entanto, ao chegar em Ponta Tempestade, o pequeno Lucerys dá de cara com o próprio tio, Aemond (Ewan Mitchell), e sua dragão gigantesca, Vhagar. Aemond chegou antes a Borros, e convenceu o lorde Baratheon a deixar de lado o juramento que fez no passado e apoiar a causa de Aegon II Targaryen, seu irmão mais velho e o irmão mais novo de Rhaenyra.

O encontro entre Lucerys e Aemond é significante, visto que foi o jovem garoto Velaryon quem causou a perda do olho de Aemond. O príncipe Targaryen pede para que Luke retire um de seus olhos em troca do seu olho perdido, algo que Alicent Hightower, sua mãe, tinha solicitado no passado. Borros proíbe que sangue seja derramado em seu castelo, visto que o Príncipe Lucerys chegou como um mensageiro.

publicidade

Por isso, Luke parte montado no pequeno dragão Arrax, no meio de uma tempestade. No entanto, Aemond segue o sobrinho montado na gigante Vhagar. Em um momento da perseguição, Arrax lança fogo em Vhagar, e a dragão gigante desobedece às ordens de Aemond ao atacar e matar Lucerys e seu pequeno dragão em pleno ar.

O evento trágico que inicia de fato a guerra é o mesmo no livro e na série: a morte de Lucerys Velaryon em um confronto com o tio, Aemond, que passa a ser conhecido como “Aemond, Assassino de Parentes” após o acontecido.

publicidade

Leia mais:

No entanto, no livro, Aemond é incitado a sair em busca de Lucerys por uma das filhas de Borros Baratheon, que se sente menosprezada por não ter sido escolhida como noiva do príncipe. E se no livro, fica implícito que a morte de Luke foi intencional da parte de Aemond, na série o evento aparenta ter sido um grande acidente causado pela inabilidade dos dois jovens, Aemond e Lucerys, de controlar seus dragões.

Este tipo de mudança foi vista com frequência ao longo da 1ª temporada de “House of the Dragon”, o que deixa Verdes e Pretos (entenda as facções de dentro da Casa Targaryen aqui) mais equiparados na série do que no livro. Assim, retira-se um pouco do fator vilanesco dos Verdes no livro, tornando a filosofia do universo de “Game of Thrones” mais visível: ninguém é de todo bom, e nem de todo mau.

A 1ª temporada de “House of the Dragon” está disponível na HBO Max. A 2ª temporada da série já foi confirmada, mas pode chegar apenas em 2024.

Confira aqui tudo o que se sabe sobre a 2ª temporada de “House of the Dragon”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!