Contas de renomados veículos de comunicação de Cuba receberam um rótulo de identidade visual “mídia afiliada ao governo” no Twitter. A ação foi alvo de protestos de membros do governo cubano e um diretor de um portal de notícias do país.
Os rótulo foi adicionado pelo Twitter nesta última segunda-feira (24). Entre os veículos de Cuba que receberam essa identidade visual estão as contas do Cubadebate, Granma, Juventud Rebelde, Tribuna de La Habana e a Agencia Cubana de Noticias, além de outros perfis.
“O Twitter rotulou pejorativamente os veículos que não apoiam o discurso do império. Não podemos esquecer que essa rede social atua articuladamente com a CIA, o MI6 e o Dpto. De Estado”, alegou Randy Alonso Falcón, diretor do Cubadebate.
O perfil do Cubadebate também se manifestou e criticou a medida do Twitter. Segundo o portal, a ação “censura e estigmatiza as mídias públicas do país” e “afeta os destinatários e potenciais leitores dos tuítes das mídias rotuladas”.
Leia também:
- Twitter anuncia novos ícones na rede social. Veja como ficam!
- Indiciamento de Roberto Jefferson está entre os assuntos mais comentados da internet; confira a lista
- Além do Casimiro: quais são os tuítes mais curtidos da história?
O chefe do Departamento Ideológico do Partido Comunista de Cuba também se manifestou no Twitter e afirmou que a medida “é mais uma evidência da manipulação de algoritmos para reduzir a visibilidade de algumas mídias em relação a outras”.
O Twitter traz uma explicação da medida após o usuário clicar no rótulo e ser encaminhado para outra página. Segundo a mensagem, a decisão ocorre quando a rede social considera que o Estado daquele país acaba exercendo algum tipo de controle sobre o conteúdo editorial das mídias.
Informações via Tilt UOL
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!