Cumprindo o prometido, a Microsoft atualizou o Surface Duo e o Surface Duo 2 com o Android 12L, e deixou os dois com uma cara mais parecida com a do Windows 11. Isso inclui desde wallpapers idênticos aos do sistema para PCs, até uma integração melhor dos dois smartphones com o computador.
Segundo a Microsoft, a nova atualização “tem o foco em construir conexões mais fortes entre Windows e Duo, entregando familiaridade através de visuais e coerência”. A empresa conta que “maximizou o potencial de customização do Android para entregar essa experiência mais alinhada sem sacrificar desempenho.”

A linha Surface Duo ganha quatro novos papéis de parede herdados diretamente do Windows 11, com diferentes opções de cores. Além disso, os ícones também são os mesmos do Windows 11, fortalecendo essa sensação de familiaridade entre os sistemas que a Microsoft está buscando.
Minha experiência com o Android 12L
Testei o Android 12L com o Z Fold 4, e gostei bastante da experiência, que na implementação da Samsung, facilita bastante o uso multi-tarefa. Além disso, essa interface do Android 12 me lembrou a experiência de usar o Windows, por causa da barra de tarefas.
Agora é aguardar para ver como é a solução encontrada pela Microsoft na sua interface para o Android 12L, mas pelas imagens, está muito parecido com o Windows 11.
Leia mais:
- Microsoft Surface Duo 2 é lançado com Snapdragon 888 e tela de 90 Hz
- Surface Laptop Go 2 é lançado com Intel Core i5 de 11a geração e até 256 GB
- Microsoft garante: ‘Surface Duo 2 terá 3 anos de atualizações’
Android 12L no Duo 2 pode ser prévia do Surface Duo 3

Com mais de um ano do lançamento, a Microsoft ainda está devendo um novo modelo da linha Surface Duo, além, é claro, do seu lançamento aqui no Brasil. O Surface Duo 3 deve ser lançado em breve lá fora, e a atualização do Duo e Duo 2 é (na minha opinião) um bom sinal para quem estava esperando um novo modelo da linha.
Já a chegada da linha Surface ao Brasil ainda é um sonho distante. O Olhar Digital entrou em contato com a Microsoft essa semana, para saber se existe algum plano de lançar algum dispositivo Surface no Brasil, mas pelo menos por enquanto, a resposta segue sendo “não”.
Um dispositivo Surface (seja smartphone ou notebook) custaria caro no Brasil? Com certeza, afinal os impostos e custos de importação são altíssimos por aqui, mas mesmo assim muitas outras empresas lançam seus aparelhos, ainda que cobrando valores nem sempre acessíveis. Fica aqui a nossa torcida para que a Microsoft mude de ideia e de estratégia nos próximos anos.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!