A Lotus vai lançar um dos seus carros mais inusitados, o Eletre. O nome sugestivo tem motivo. O modelo é 100% elétrico e será o primeiro SUV da marca britânica, mais famosa pelos carros esportivos.

A fabricante diz que o veículo inaugura uma categoria diferente no mercado automobilístico, a dos ‘hiper-SUVs’. Do ponto de vista de potência, até faz sentido, considerando que a versão mais poderosa possui 917 cavalos.

publicidade

Veja também:

O utilitário tem alma esporiva “e o revolucionário desempenho aerodinâmico” do Evija, o seu novo hipercarro elétrico, diz a Lotus.

publicidade
SUV elétrico Lotus Eletre.
Novo Lotus Eletre. Imagem: Lotus/Divulgação

A carroceria, por exemplo, é feita de fibra de carbono e alumínio para reduzir o peso e conta com várias aberturas que funcionam como túneis de passagem de ar. No interior, o couro também foi substituído por materiais mais leves.

Modelos do Lotus Eletre

O Eletre e Eletre S são os mais “básicos” da linha, equipados com um único motor de 611 cv e 72,4 kgfm. Já o Eletre R, com pegada mais esportiva, possui dois motores, uma receita que gera 917 cavalos e 100,4 kgfm de torque.

publicidade

O mais potente acelera de 0 a 100 km/h em 2,95 segundos e possui um ajuste de direção chamado “Track Mode”, que altera a suspensão para guiar o SUV na pista.  Já a velocidade máxima é de 265 km/h.

Segundo a Lotus, o Eletre R é o SUV elétrico mais rápido do mundo entre todos os modelos equipados com dois motores.

publicidade
SUV elétrico Lotus Eletre.
Imagem: Lotus/Divulgação

A bateria, por sua vez, é a mesma em todas as variantes, de 112 kWh. No Eletre R, a autonomia é menor em função da potência extra, são 490 km. Os demais, tem 600 km de alcance.

Além de poderoso, o EV terá ainda um sistema avançado de direção autônoma a bordo com suporte para atualização remota, além de rodar um sistema operacional exclusivo na central de entretenimento, o Hyper OS.

Imagem: Lotus/Divulgação

O Eletre será fabricado na China e exportado para mercados selecionados na Europa, América do Norte, Oriente Médio e Ásia a partir de 2024.

Preço do ‘hiper-SUV’

A versão tradicional será vendida por 95.990 euros (R$ 521 mil), enquanto a S sairá por 120.990 euros (R$ 657 mil). A mais cara, a Eletre R, custará 150.990 euros (R$ 820 mil).

Imagem principal: Lotus/Divulgação

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!