NASA vai testar tecnologia para ser usada em Marte; saiba como assistir

A missão verificará as potencialidades do escudo durante as próximas missões da agência espacial norte-americana
Por Isabela Valukas Gusmão, editado por Acsa Gomes 27/10/2022 21h19, atualizada em 31/10/2022 14h14
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O teste de voo orbital da NASA, conhecido como LOFTID, está programado para acontecer na manhã do dia 1 de novembro de 2022. Ele será lançado a partir da Base da Força Espacial de Vandenburg, na Califórnia, nos EUA, e será transmitido no YouTube da agência espacial.

A intenção desse teste é demonstrar a nova tecnologia empregada nas ações de pouso das espaçonaves: o escudo térmico inflável, acionado durante a reentrada na atmosfera. De acordo com o vice-diretor do Centro de Pesquisa Langley da NASA, David Young, o uso desse aparato trará mais segurança no momento do pouso.

Leia mais:

O escudo atuará como uma espécie de freio gigante enquanto entra na atmosfera do planeta, durante as missões espaciais. Além da própria NASA estará presente no momento do lançamento a United Launch Alliance Atlas V, que lançará o Joint Polar Surveyor System-2 (JPSS-2) ao mesmo tempo.

Após o satélite meteorológico começar a orbitar a Terra, o escudo térmico inflável será acionado durante a reentrada na atmosfera do planeta. Esse procedimento demonstrará as habilidades do escudo em promover a desaceleração e a sobrevivência à viagem de volta para superfície.

NASA planeja usar tecnologia em missões para Marte

Caso o teste seja um sucesso, a NASA já pensa em utilizar essa potencial solução em outras áreas como no transporte de cargas pesadas e também de seres humanos, em missões espaciais, especialmente para Marte.

Não é novidade que a agência espacial norte-americana tem planos de realizar missões tripuladas para Marte. Já foram divulgados os planos da complexa missão que pretende levar dois astronautas para pisar na superfície do planeta vermelho – algo inédito para a humanidade e que deve acontecer até o fim da próxima década. Cabe destacar que só o tempo de viagem de ida e de volta, por exemplo, levaria cerca de 500 dias, dada a distância entre a Terra e Marte.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Isabela Gusmão é estagiária e escreve para a editoria de Ciência e Espaço. Além disso, ela é nutricionista e cursa Jornalismo, desde 2020, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Ícone tagsTags: