Carro elétrico de R$ 270 mil será usado pela Polícia de São Paulo

O BYD D1 chega com a proposta de reduzir custos de combustível e manutenção da frota
Por Gabriel Sérvio, editado por Acsa Gomes 28/10/2022 12h04, atualizada em 31/10/2022 14h13
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Polícia Civil do Estado de São Paulo anunciou esta semana o uso de uma nova viatura: o BYD D1 EV, um veículo totalmente elétrico e vendido pela marca chinesa por R$ 269.990 no Brasil.

Como de costume, o carro foi caracterizado com o mesmo padrão das outras, e terá sirene e LEDs estroboscópicos a bordo. O modelo vai passar por uma bateria de testes em diferentes divisões da corporação.

Imagem: Divulgação

Veja também:

A iniciativa tem como meta avaliar como será a queda de custos com combustível e manutenção, além de contribuir com a redução na emissão de poluentes. 

A operação contará ainda com um carregador tipo 2 de 7 kW instalado pela BYD na Divisão de Transportes da corporação, facilitando o carregamento das viaturas. O tempo de recarga rápida das baterias até 80%, por sua vez, é estimado em 35 minutos.

“O BYD D1 EV é prova de nosso envolvimento com a mudança de cultura do mercado, sobretudo das empresas e corporações, que cada vez mais utilizam modelos sustentáveis. Nesse aspecto, a Polícia Civil de São Paulo inicia um trabalho pioneiro com veículos elétricos”, disse Henrique Antunes, diretor de vendas da BYD Brasil.

Mais detalhes sobre o BYD D1 EV

Com carroceria no estilo de minivan, o BYD D1 conta com algumas características interessantes. Uma delas é a porta traseira corrediça na traseira direita, que facilita a entrada e saída de passageiros. Suas medidas são: 4.390 mm de comprimento, 1.650 mm de altura e 1.850 mm de largura, e 2.800 mm de distância entre eixos. 

O carro possui o equivalente a 130 cavalos de potência e seu motor elétrico gera 18,3 kgfm de torque. Com uma bateria de 53 kWh, a autonomia é de até 371 km por carga. A aceleração de 0 a 100 km/h se dá em 14 segundos e a velocidade máxima é de 130 km/h.

Carro de aplicativo?

O modelo foi desenvolvido para motoristas de aplicativo com o apoio da Didi, a dona da ’99’ que presta serviços na área de transporte urbano na China. O BYD D1 dispõe ainda de acendimento automático dos faróis, ar-condicionado ‘Dual Zone’, partida por botão e entradas USB. 

No interior, o veículo vem equipado com uma central digital de 10,1” e algumas funções de assistência ao motorista, como controlador de velocidade adaptativo, freio de estacionamento eletrônico, frenagem automática de emergência e alerta de saída de faixa.

Imagem principal: Divulgação

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.