Um tema muito debatido no Velho Continente é o fim da venda de carros 0 km a combustão. Nesta quinta-feira (27), a União Europeia acompanhou o governo da Califórnia e chegou a um veredito. A partir de 2035, as montadoras serão obrigadas a vender apenas veículos elétricos.
A ideia é acelerar a adoção dos EVs e, simultaneamente, combater as mudanças climáticas. O chefe de política climática da UE, Frans Timmermans, disse que a decisão é um forte sinal para a indústria automotiva.
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Vale ressaltar que a regra também impede a venda de veículos híbridos e híbridos plug-in, além dos carros a gasolina e a diesel.
“Acabamos de concluir as negociações sobre as normas de CO₂ para automóveis. Uma decisão histórica para o clima que confirma definitivamente a meta de 100 por cento de veículos de emissão zero em 2035”, disse Pascal Canfin, membro do Parlamento Europeu

Segundo Canfin, as normas estabelecem “pela primeira vez um caminho claro de descarbonização”, com metas intermediárias que devem ser alcançadas em 2025 e 2030.
O passo final para aprovar formalmente a regra será uma votação realizada pelo Parlamento com a participação dos países membros.
Incentivar a adoção de meios de propulsão alternativos também passa pela meta da UE de reduzir drasticamente as emissões derivadas do transporte urbano. Por isso, os países da UE também concordaram em adotar um pacote de normas chamado “Fit for 55”, que visa reduzir em 55% as emissões de gases de efeito estufa no continente até 2030, antes alcançar os 100% em 2035.
Com os reguladores aumentando a pressão sobre as montadoras para reduzir sua pegada de carbono, muitos já anunciaram um reforço nos investimentos em eletrificação. O chefe da Volkswagen, Thomas Schaefer, disse esta semana que a partir de 2033, a marca alemã só produzirá carros elétricos na Europa.
Os únicos fabricantes que poderão negociar por metas mais brandas serão marcas de nicho e que fabricam menos de 10 mil carros por ano, caso de empresas que produzem esportivos de luxo, por exemplo.
Imagem principal: Chai UM-IM/Shutterstock
Via: Reuters
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