Na contramão da sua aposta na produção e armazenamento de energia renovável, especialmente a solar, a Tesla confirmou nesta sexta-feira (28) que vai começar a desmatar quase 70 hectares (688 mil m²) de floresta na Alemanha, o equivalente a quase 4,7 estádios do Maracanã.

A iniciativa faz parte de um plano de “expansão massiva” da sua fábrica que fica próxima a capital Berlim (Gigafactory). A planta em território alemão ocupa um terreno de 300 hectares e fica localizado em uma grande área verde e arborizada.

publicidade

Veja também: 

Não é a primeira vez que a montadora desmata uma parcela considerável de floresta para construir novas instalações. Em 2020, a marca de carros elétricos conseguiu a aprovação das autoridades para começar a “limpar” a área.

publicidade

Na época, o projeto causou polêmica. Conservacionistas se posicionaram contra a ideia, já que o local também abriga diversas espécies de animais que poderiam ser impactados. Ainda assim, uma área ainda maior de 90 hectares foi devastada no início de 2020. 

Vista aérea da Tesla Gigafactory em Berlim, Alemanha.
Vista aérea da Tesla Gigafactory em Berlim, Alemanha. Imagem: Mario Hagen/Shutterstock

A informação foi anunciada hoje pela mídia alemã: “A fabricante norte-americana de carros elétricos Tesla quer expandir sua fábrica em Grünheide (nos arredores de Berlim)” diz a publicação. “Para isso, 70 hectares serão desmatados a partir desta sexta-feira”.

publicidade

No mês passado, segundo o Electrek, a Tesla já havia solicitado licenças ambientais para seguir com o seu novo projeto, que inclui a construção de um depósito de carga; uma estação de trem; um centro de treinamento e até um jardim de infância, além de novas instalações de logística para apoiar a linha de produção.

Imagem: gofra/Shutterstock

No fim, a meta é que a planta de Berlim consiga produzir 5 mil unidades do Model Y por semana com a expansão (atualmente, a capacidade de produção é de 2 mil). A Tesla também planeja fabricar células de bateria na fábrica a partir de 2024 e, eventualmente, outros veículos elétricos do seu portfólio.

publicidade

Tesla desbancou a Volkswagen

Segundo a Autoridade Federal de Transporte Motorizado (“Kraftfahrt-Bundesamt” ou KBA). A Tesla conseguiu um feito importante nas vendas de setembro. A montadora ficou com a primeira colocação e desbancou ninguém menos que a Volkswagen.

Segundo os dados da KBA, a marca entregou 9.848 exemplares do Model Y no último mês, posicionando o modelo como o SUV elétrico mais vendido do país. O utilitário destronou um dos carros mais populares do Velho Continente, o VW Golf, que vendeu pouco mais de 7 mil unidade em setembro.

Imagem principal: Mariana4one/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!