Segundo relatório recém-divulgado da Omdia, no terceiro trimestre de 2022, o varejo mundial recebeu 301,2 milhões de smartphones das fabricantes – recuo de 7,6% em relação ao mesmo período em 2021.
Em contrapartida, se compararmos o resultado com o segundo trimestre, houve aumento de 2,5%, o que pode ser explicado por ter sido época de datas especiais do comércio, como Dia dos Pais e Dia das Crianças.
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Razões da queda
O relatório aponta que o resultado do trimestre anterior teve como carro-chefe as fabricantes chinesas, que sofreram com demanda menor em seu mercado interno.
Xiaomi (-11,2%), Oppo (-18,9%), vivo (-22,4%), Transsion (-21,7%) e realme (-11,7%) foram algumas das mais afetadas. Além disso, a crise econômica mundial e a inflação se juntam na conta negativa, o que afetou mais o segmento de gama média e dispositivos Android.
A guerra na Ucrânia, a escassez de determinados componentes e excesso de estoque nas lojas também são apontadas como causas para os números obtidos.
Samsung lidera
Entre as fabricantes que mais enviaram smartphones ao varejo, a Samsung é líder, com 64,1 milhões de celulares, mas houve queda de 7,4% na comparação com o mesmo período em 2021.
A Apple vem logo atrás e ainda conseguiu registrar aumento em um ano. Suas vendas cresceram 2,6%, ou 52,2 milhões de aparelhos. Quem também aparece recuperando espaço é a Huawei. A chinesa já esteve em segundo lugar no ranking, mas hoje está na décima posição. O destaque é o crescimento maciço: 48,3% comparando com o ano anterior e 34,4% comparando com o segundo trimestre. Foram 8,6 milhões de unidades.
Com informações de Mobile Time
Imagem destacada: Emiel de Lange/Shutterstock
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