Curioso veículo de testes da NASA foi essencial para a chegada dos humanos à Lua

Em 30 de outubro de 1964, engenhoca voadora da NASA para simular pousos na Lua fez seu voo de estreia
Jeniffer Cardoso30/10/2022 11h43, atualizada em 30/10/2022 12h07
LLRV-1
In this 1967 NASA Flight Reserch Center photograph the Lunar Landing Research Vehicle (LLRV) is viewed from the front. This photograph provideds a good view of the pilot’s platform with the restrictive cockpit view like that of he real Lunar Module (LM).When Apollo planning was underway in 1960, NASA was looking for a simulator to profile the descent to the Moon's surface. Three concepts surfaced: an electronic simulator, a tethered device, and the ambitious Dryden contribution, a free-flying vehicle. All three became serious projects, but eventually the NASA Flight Research Center’s (FRC) Lunar Landing Research Vehicle (LLRV) became the most significant one. After conceptual planning and meetings with engineers from Bell Aerosystems Company, Buffalo, N.Y., NASA FRC issued a $3.6 million production contract awarded in 1963, for delivery of the first of two vehicles for flight studies...Built of tubular aluminum alloy like a giant four-legged bedstead, the vehicle was to simulate a lunar landing profile from around 1500 feet to the Moon’s surface. The LLRV had a turbofan engine mounted vertically in a gimbal, with 4200 pounds of thrust. The engine, lifted the vehicle up to the test altitude and was then throttled back to support five-sixths of the vehicle's weight, thus simulating the reduced gravity of the Moon. Two lift rockets with thrust that could be varied from 100 to 500 pounds handled the LLRV's rate of descent and horizontal translations. Sixteen smaller rockets, mounted in pairs, gave the pilot control in pitch, yaw, and roll.. The pilot’s platform extended forward between two legs while an electronics platform, similarly located, extended rearward. The pilot had a zero-zero ejection seat that would then lift him away to safety...The two LLRVs were shipped from Bell to the FRC in April 1964, with program emphasis on vehicle No. 1. The first flight, Oct. 30, 1964, NASA research pilot Joe Walker flew it three times for a total of just under 60 seconds, to a peak altitude of approximately 10 feet. By mid-1966 the NASA Flight Research Center had accumulated enough data from the LLRV flight program to give Bell a contract to deliver three Lunar Landing Training Vehicles (LLTVs) at a cost of $2.5 million each. 1966 ended with the phasing out of the Flight Research Center’s portion of the LLRV program. The LLRV #1 had flown 198 flights, with flight times reaching 9-1/2 minutes and altitudes of around 750 feet. In December 1966 vehicle No. 1 was shipped to NASA Manned Spacecraft Center, followed by No. 2 in mid January 1967 with a total of six flights. The two LLRV’s were soon joined by the three LLTV’s. All five vehicles were relied on for simulation and training of Moon landings.
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O programa Artemis pretende levar humanos à Lua novamente. Mas, há 58 anos, a NASA dava um importante passo para levar astronautas ao nosso satélite natural pela primeira vez. Em 30 de outubro de 1964, o Veículo de Pesquisa de Pouso Lunar (LLRV, na sigla em inglês) fez seu voo de estreia.

O LLRV era uma engenhoca voadora bizarra de “quatro patas”, usada para simular aterrissagens na Lua em testes feitos aqui na Terra, em uma preparação para a Apollo 11, que marcou o primeiro pouso lunar tripulado em 1969.

Leia mais:

A primeira pessoa a tentar colocar o dispositivo no ar foi o piloto Joe Walker. Durante o voo, ele atingiu uma altitude de cerca de 3.048 metros e pairou por cerca de um minuto. Ele fez isso mais duas vezes no mesmo dia. Ao todo, ele completou mais de 30 voos com o LLRV.

Esses testes ocorreram no Dryden Flight Research Center, da NASA, em Edwards, na Califórnia. Essa instalação foi renomeada para Armstrong Flight Research Center em homenagem a Neil Armstrong, que também pilotou o Veículo de Pesquisa de Pouso Lunar antes de chegar à Lua e entrar para a história.

Veículo de Pesquisa Lunar Landing (LLRV)
Veículo de Pesquisa de Pouso Lunar (LLRV). Imagem: NASA/Dryden Flight Research Center

Funcionamento do LLRV

Os veículos de pesquisa de decolagem vertical, que usavam um único motor a jato, foram projetados para simular com bastante precisão o comportamento de um módulo lunar.

O sucesso dos dois primeiros LLRVs levou à construção de três LLTVs, uma versão melhorada do dispositivo, para uso dos astronautas da Apollo no Manned Spacecraft Center, em Houston, Texas, antecessor do Johnson Space Center, da NASA. Um LLRV e dois LLTVs foram destruídos em acidentes, mas o sistema de ejeção do assento garantiu a segurança do piloto em todos os casos.

A fase final de cada pouso da Apollo era controlada manualmente pelo comandante da missão. Por causa de problemas de seleção do local de aterrissagem, Neil Armstrong, comandante da Apollo 11, disse que sua missão não teria sido bem-sucedida sem um treinamento prévio extensivo com os LLTVs.

Mas, antes mesmo de pilotar o LLTV, era necessário passar por um treinamento com helicópteros. Em uma entrevista de 2009, o astronauta Curt Michel declarou: “O helicóptero era o mais próximo em termos de características do módulo lunar. Então, se você não recebesse treinamento de helicóptero, você sabia que não iria”. Gene Cernan foi o último a pilotar o LLTV, em 1972, enquanto treinava para ser o comandante da Apollo 17.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.