Em um comunicado a NASA afirmou que está próxima de encaminhar o foguete Space Launch System (SLS) e a nave Orion da missão Artemis I para a base de lançamento. Isso pode acontecer já nesta sexta-feira (4). A maioria dos pequenos reparos necessários já foi concluída, agora, basta aguardar a configuração de estruturas adjacentes para que a agência espacial prossiga com a ação.
Em relação aos porta-foguetes, os engenheiros da NASA, no comunicado, disseram já ter testado o sistema de controle de reação, bem como a instalação das baterias de voo, ambos estão completos e prontos para voar. Também houve a substituição das baterias no estágio de propulsão criogênica provisória (ICPS).
Leia mais:
- SLS volta à plataforma de lançamento para NASA retomar ensaio molhado
- Rumo à Lua: foguete SLS é levado para a plataforma de lançamento
- NASA divulga data de recolhimento do megafoguete lunar SLS
Além disso, as equipes ainda estão trabalhando na área de intertanque do estágio central e na parte superior dos propulsores para substituir as baterias. Essas áreas permanecerão abertas para aguentar as atividades restantes do sistema de terminação de bateria e voo.
Os testes do sistema de terminação de voo da NASA, por sua vez, só começarão na próxima semana no intertanque e no booster e, assim que eles forem concluídos, esses elementos ficarão prontos para o lançamento. O carregamento das cargas secundárias no adaptador de estágio Orion já está completo.

O lançamento do foguete da NASA deve ocorrer no próximo mês
As equipes recarregaram, substituíram e reinstalaram vários dos instrumentos de radiação e o acelerômetro do assento da tripulação dentro de Orion antes do fechamento do módulo da tripulação. Os técnicos também atualizarão os espécimes da carga de biologia espacial na plataforma de lançamento. Os engenheiros da agência espacial realizarão os últimos fechamentos na plataforma antes do lançamento.
Por enquanto, a NASA acredita que o lançamento do foguete SLS e do VAB não deve acontecer antes do dia 14 de novembro. Resta esperar as próximas atualizações emitidas pela agência e acompanhar o avanço dos preparativos. O lançamento foi adiado diversas vezes desde a previsão inicial para agosto. A última vez em que a data foi removida foi durante a passagem do furacão Ian, que obrigou a NASA a remover o foguete da plataforma.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!