Nesta segunda-feira (31), se comemora o Halloween, ou Dia das Bruxas, data em que os mais animados se vestem com fantasias, ou se sentam na frente da TV para assistir a um bom filme de terror. Pensando nisso, criamos uma lista com os 10 maiores vilões do terror.

Se destacam na lista os vilões de filmes categorizados como slashers, subgênero do terror que envolve assassinos psicopatas que matam aleatoriamente. A grande maioria é foco central de grandes franquias do cinema, que duram anos e até mesmo décadas em ação.

Leia mais:

Essa turma arrepiante habita os pesadelos das audiências, e está sempre presente no Halloween, seja em fantasias inspiradas nos vilões, ou ao serem assistidos na data.

publicidade

Os 10 maiores vilões do terror

Michael Myers

halloween
Imagem: Divulgação

Se o tema é Halloween, a franquia “Halloween” tem que estar em destaque, principalmente por causa de seu vilão, Michael Myers, um dos mais famosos e terríveis da história do terror. Myers apareceu pela primeira vez em 1978 no filme “Halloween – A Noite do Terror”, de John Carpenter.

No cinema, ele já foi vivido por diversos atores, incluindo Nick Castle, Tommy Lee Wallace, Dick Warlock, George P. Wilbur, Don Shanks, Chris Durand, Brad Loree, Tyler Mane e James Jude Courtney. Ele também apareceu sem a máscara na pele de Tony Moran e em versões suas como criança e adolescente vivido por Will Sandin, Daeg Faerch, Chase Wright Vanek e Adam Gunn.

A franquia “Halloween” tem um total de 13 filmes, e Myers só não aparece em um deles: “Halloween III – A Noite das Bruxas”, de 1982. A aparição mais recente do vilão foi este ano, no filme “Halloween Ends”.

Ghostface

halloween
Imagem: Divulgação

Outro vilão muito famoso é o Ghostface, mas diferentemente da maioria dos apontados aqui, ele não é apenas uma pessoa, retornando a cada filme escondendo o rosto de uma (ou várias) pessoa diferente. Logo, é a máscara que se tornou famosa, e continua a ser uma favorita dos fãs de Halloween.

A identidade do Ghostface já foi assumida por 11 personagens diferentes ao longo dos cinco filmes da franquia “Pânico“, e foi criada por Kevin Williamson. Apesar de ter rostos diferentes, a voz do Ghostface ao telefone é de Roger L. Jackson, não importando quem está por trás da máscara assassina.

Jigsaw

halloween
Imagem: Divulgação

Outra grande franquia do terror, “Jogos Mortais”, tem outro grande vilão: Jigsaw. O personagem aparece em oito dos nove filmes da franquia, seja no tempo presente do filme, ou em flashbacks. A exceção é “Espiral – O Legado de Jogos Mortais”, o filme mais recente da franquia lançado em 2021, onde Jigsaw é apenas mencionado.

Vivido por Tobin Bell ao longo da franquia, Jigsaw apareceu pela primeira vez em 2004 no longa “Jogos Mortais”, e aterrorizou os que acabavam presos em suas armadilhas em diversas oportunidades.

Pinhead

halloween
Imagem: Divulgação

Outro personagem icônico do terror é Pinhead, personagem da franquia “Hellraiser“. O líder dos cenobitas é uma das criaturas mais aterrorizantes do cinema. Originado do texto de terror de Clive Barker “The Hellbound Heart”, ele surgiu no cinema em 1987 com o primeiro filme da franquia, intitulado “Hellraiser – Renascido do Inferno”.

O filme original teve nove sequências, e um reboot foi feito este ano, com o título de “Hellraiser”. Dos 10 filmes iniciais, em seis o personagem foi vivido pelo ator britânico Doug Bradley. Ele também foi vivido por Stephan Smith Collins e Paul T. Taylor, e no reboot de 2022 retornou ao cinema na pele da atriz Jamie Clayton.

Jason Voorhees

Imagem: Divulgação

Mais um grande nome do terror, Jason é o personagem principal da série de filmes “Sexta-Feira 13”. Ele surgiu em 1980, no primeiro filme da franquia.

Ao longo de 12 longas, que incluem até mesmo um crossover com o personagem citado abaixo no filme de 2003 “Freddy x Jason”, o personagem foi vivido por Ari Lehman, Warrington Gillette, Steve Daskewisz, Richard Brooker, Ted White (1984), Tom Morga, C. J. Graham, Kane Hodder, Ken Kirzinger e Derek Mears, com destaque para Hodder que deu vida ao Jason em quatro filmes consecutivos.

Freddy Krueger

Imagem: Divulgação

Um dos personagens mais icônicos do cinema, Freddy Krueger é o destaque da franquia “A Hora do Pesadelo”. O personagem assustador que mata suas vítimas enquanto elas dormem foi criado por Wes Craven e apresentado pela primeira vez no cinema em 1984.

Vivido principalmente por Robert Englund, inclusive na série de TV “A Hora do Pesadelo – O Terror de Freddy Krueger”, o personagem apareceu nos nove filmes da franquia, aterrorizando os sonhos de todos.

Leatherface

halloween
Imagem: Divulgação

Outro assassino famoso do cinema é o terrível Leatherface, da franquia “O Massacre da Serra Elétrica”. Aparecendo pela primeira vez no clássico de mesmo nome de 1974 na pele de Gunnar Hansen. Desde então, diversos atores e dublês viveram o personagem que usa uma máscara de pele humana e uma motosserra como arma.

Entre eles estão Bill Johnson, R. A. Mihailoff, Robert Jacks, Andrew Bryniarski, Dan Yeager, Sam Strike e Mark Burnham. Recentemente, ele apareceu em “O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface”.

Hannibal Lecter

Imagem: Divulgação

Hannibal Lecter apareceu pela primeira vez com uma participação pequena no livro de Thomas Harris lançado em 1981, “Red Dragon”. O livro foi adaptado para o cinema em “Caçador de Assassinos”, de 1986, onde Lecter foi vivido por Brian Cox.

No entanto, o verdadeiro destaque do personagem veio em “O Silêncio dos Inocentes”, em que Hannibal foi vivido por Anthony Hopkins, papel que rendeu a ele o Oscar de Melhor Ator. Hopkins voltou a viver o personagem em 2001, em uma adaptação do livro de 1999 de Thomas Harris, “Hannibal”, e também em uma segunda adaptação do livro original de Harris em que o personagem foi criado, “Dragão Vermelho”, de 2002.

Outro livro sobre o personagem foi adaptado para o cinema em 2006 no filme “Hannibal – A Origem do Mal”, com a história de origem do vilão, em que ele foi vivido pelo ator francês Gaspard Ulliel. A série de TV “Hannibal” também colocou o personagem em foco, dessa vez vivido por Mads Mikkelsen.

Chucky

Imagem: Divulgação

O Boneco Assassino Chucky aterrorizou o cinema com o serial killer Charles Lee “Chucky” Ray, cuja alma é transferida para um boneco, e assume o objetivo de dominar o mundo, além de querer se transferir para um corpo humano. Ele apareceu pela primeira vez no filme de 1988 “Brinquedo Assassino”, no que acabou se tornando o início de uma grande franquia do terror.

Após os sete filmes iniciais, a franquia recebeu um reboot em 2019, nomeado “Brinquedo Assassino”, e também uma série de TV que dá seguimento à franquia original, “Chucky”, que já tem duas temporadas.

Pennywise

Imagem: Divulgação

Por fim, mas não menos aterrorizante, outro personagem famoso do Halloween, dos livros e do cinema é o palhaço Pennywise. O personagem foi criado em 1986 no livro clássico do Rei do Terror Stephen King “It”, que no Brasil recebeu o nome de “A Coisa”.

O palhaço que se nomeia Robert Gray habita a cidade fictícia de Derry, onde se alimenta dos medos e fobias de crianças. Ele apareceu no cinema pela primeira vez em 1990, no filme “It”, onde foi vivido por Tim Curry.

Uma adaptação mais recente da obra de King foi feita em 2017, com “It – A Coisa”, e sua sequência, “It – Capítulo Dois”. Ali, o palhaço Pennywise foi vivido por Bill Skarsgård.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!