No episódio final da 1ª temporada de “House of the Dragon”, série da HBO que se passa cerca de 200 anos antes de “Game of Thrones“, um desentendimento entre o Príncipe Aemond Targaryen e sua dragão, Vhagar, gerou um acontecimento chave para o começo da guerra.

ATENÇÃO: O texto abaixo contém spoilers do episódio final da 1ª temporada de “House of the Dragon”.

publicidade

Em uma tentativa para conquistar o apoio de Borros Baratheon para a causa dos Pretos, Rhaenyra enviou o próprio filho, Lucerys Velaryon, para Ponta Tempestade. No entanto, ao chegar lá, o garoto descobriu que os Verdes chegaram primeiro sob a figura de seu tio, Aemond Targaryen, com a gigante dragão Vhagar.

Leia mais:

publicidade

Enquanto Aemond quer vingança pela perda de seu olho, causada por Lucerys alguns anos antes, o jovem Lucerys aparenta apenas querer voltar para casa, principalmente pela promessa feita à mãe de que iria apenas como um mensageiro e não se envolveria em lutas.

house dragon
Imagem: HBO

Mas tudo acaba em uma perseguição envolvendo Aemond montado em Vhagar, e Lucerys montado no pequeno dragão Arrax, que acabou com a morte dos dois últimos. Apesar de Aemond claramente não ter intenção de matar o sobrinho na série (a história é diferente no livro), o príncipe não consegue controlar o próprio dragão.

publicidade

Assim, Vhagar acaba atacando Arrax, que também não aparentava estar totalmente sob controle de Lucerys. A cena em questão chama atenção para a complexidade das personalidades dos dragões, e das conexões compartilhadas entre eles e seus montadores de sangue valiriano. Com os dois montadores tentando impedir o confronto causado por seus dragões, qual o motivo de isto ter acontecido?

A relação entre dragões e montadores na série

No universo da série, conhecido como Mundo de Gelo e Fogo, o vínculo entre um montador e seu dragão carrega um grande peso emocional, com os dragões sendo capazes de sentir e refletir os sentimentos de seus mestres.

publicidade

Rhaenyra e Syrax, por exemplo, mantém uma relação próxima, e este vínculo é mostrado no mesmo episódio, com a dragão sentindo a dor de Rhaenyra enquanto ela está em trabalho de parto. Caraxes e Daemon compartilham uma relação similar, com o dragão do príncipe Targaryen o acompanhando em diversas batalhas.

No entanto, existem relações complexas envolvendo dragões mais velhos, como no caso de Vhagar, dragão mais velha e maior entre todos os dragões dos Targaryen em Westeros naquele momento. Vhagar foi montada por Visenya Targaryen e Baelon Targaryen no passado, e durante a série cria um vínculo com Laena Velaryon e depois com Aemond Targaryen, que vemos acontecer no episódio 7.

Em “House of the Dragon”, e mesmo em “Game of Thrones”, existem dicas de que controlar um dragão não é tão simples assim. No episódio 4 da 3ª temporada de “Game of Thrones”, Daenerys Targaryen finge presentear o escravagista Kraznys com um de seus pequenos dragões, em troca do exército dos Imaculados.

Em uma das cenas mais famosas da série, Kraznys reclama que o dragão não responde a seus comandos. Nisto, Daenerys responde que um dragão não é um escravo.

Já no primeiro episódio de “House of the Dragon”, Viserys diz a Rhaenyra que a ideia de que alguém pode controlar um dragão é uma ilusão.

O que pode ter acontecido no episódio final de “House of the Dragon”?

Quando Arrax deixa o castelo, Lucerys tenta acalmá-lo de cara. Ali, o dragão já estava nervoso, porque o próprio Lucerys estava inquieto. Embora queira seguir a promessa que fez à mãe, o jovem príncipe também deseja lutar contra Aemond por todos os anos de inimizade entre tio e sobrinho, que cresceram juntos. Então é possível que Arrax tenha atacado Vhagar, apesar dos protestos de Lucerys, porque o garoto queria lutar contra o tio.

Por outro lado, Vhagar é uma dragão muito mais velha, e pode ter canalizado a raiva de Aemond contra o sobrinho, por mais que não fosse a intenção dele matar o garoto naquele momento, até o ponto de simplesmente deixar de obedecer. Como qualquer outra criatura, dragões são guiados por instintos e, neste caso, é provável que tanto Vhagar, quanto Arrax, tenham respondido às emoções de seus montadores, e seus próprios instintos, culminando nas trágicas mortes de Lucerys e Arrax.

Todos os episódios da 1ª temporada de “House of the Dragon” estão disponíveis na HBO Max.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!