Smart Home: o futuro está cada vez mais acessível

Ao contrário do que muitos imaginam, não é necessário reformar a casa para instalar as soluções de Smart Home
Por Redação, editado por Lucas Soares 31/10/2022 07h01
Imagem mostra uma sala de estar completa, à frente aparece uma mão com um smartphone que controla alguns itens da sala, demonstrando o funcionamento de uma casa conectada
Crédito: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Casas totalmente automatizadas não são mais uma aposta do futuro ou meros cenários de filmes de ficção científica. Elas já existem e funcionam muito bem. Sim, o futuro chegou! Com isso, as facilidades e funcionalidades dessas tecnologias já fazem parte do dia a dia de muitos lares, incluindo recursos como abrir o portão de casa à distância ou até mesmo a abertura ou fechamento das persianas sem trabalho manual.

Alguns dispositivos tornam a casa mais inteligente, como, por exemplo, a Alexa, que consegue estar interligada com a TV apenas pelo comando de voz, deixando simples, rápido e fácil a tarefa de ativar sistemas de áudio e vídeo. São tecnologias que, cada vez mais, caem no gosto do consumidor e se multiplicam pelas residências.

Ao contrário do que muitos imaginam, não é necessário reformar a casa para instalar as soluções de Smart Home. Com algumas adaptações e a implantação de tecnologias de comunicação sem fios já é possível viver essa experiência “futurística” no dia a dia. O Yubii Home, por exemplo, traz uma inovação mais acessível ao mercado, pois este gateway oferece a integração de dispositivos ZWave, WiFi e rádio, aumentando a flexibilidade da instalação, com performance diferenciada para cada tipo de obra.

Para colaborar com a gestão de energia de uma residência, o Yubii App torna possível saber quais são os aparelhos que mais consomem e em qual momento ocorre essa demanda. Além de ter a capacidade de integrar os inversores de geração de energia, possibilita relatórios diários ou instantâneos da relação entre geração e consumo. Uma informação que pode contribuir para tornar a casa um espaço ecologicamente correto e sustentável.

Smart Home: como funciona?

Quanto às diferentes possibilidades de tecnologias para gerenciar essas soluções, temos os aplicativos para celulares e tablets, o controle de voz, interruptores inteligentes, controles remotos dedicados à automação, painéis exclusivos com telas touch de multifunções, além de sensores de movimentos, temperatura, trepidação e luminosidade. Existem desde dispositivos acionados por gestos até sensores desenvolvidos para detectar o vazamento de água, fumaça e gás carbônico.

Leia mais:

Também não existe uma limitação nos locais para a instalação desses dispositivos, pois eles podem ser aplicados do lado interno ou externo do imóvel. Mas é recomendado que sejam procurados profissionais certificados e qualificados para a montagem de um projeto de automação inteligente, pois isso vai garantir que tudo funcione perfeitamente e que não ocorram imprevistos.

Com a Smart Home muito mais próximo da realidade, o público encontra mais praticidade, conforto e, sobretudo, segurança com essas tecnologias.

*Thiago Nizzola, Diretor de P&D de Nice e Rodrigo Paiva, Gerente de Smart Home de Nice

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Redação é redator(a) no Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.