Recentemente, Georgie Henley, a intérprete de Lucy Pevensia na saga “As Crônicas de Nárnia”, revelou ter sido diagnosticada com fasciíte necrosante, uma infecção “carnívora” que afeta a pele. No Instagram, a atriz falou sobre a doença e desabafou sobre as cirurgias pelas quais precisou passar, que deixaram cicatrizes, além de ter ficado entre a vida e a morte

“Quase tirou minha vida e causou estragos em todo o meu corpo. Levei muito tempo para me curar tanto física quanto mentalmente, mas esperava que um dia houvesse o momento certo para falar sobre o que aconteceu. Hoje é um começo”, disse Henley em um trecho da publicação. 

Leia mais! 

Ela explicou que esconde a fase pela qual passou há nove anos, o principal motivo seria exatamente as cicatrizes pelo corpo, que afetaram também sua saúde emocional. “A indústria da qual faço parte geralmente se concentra em uma ideia muito estreita do que é considerado ‘perfeição’ estética, e eu me preocupava que minhas cicatrizes me impedissem de conseguir trabalho. A verdade é que não existe ‘perfeição’, mas ainda convivo com a vergonha de me sentir diferente, exacerbada pelas expectativas que surgiram com o início da minha carreira.” 

publicidade

O que é fasciíte necrosante? 

Chamada de fasciíte necrosante, a infecção é rara e grave, caracterizada por necrose extensa e que progride de forma muito rápida. Ela é causada por bactérias, consideradas devoradoras de carne, que entram no corpo e infectam a pele através de feridas e cortes. Os sintomas incluem bolhas, febre, fadiga e dor — que extrapola o grau que seria aceitável ante a feridas pequenas, por exemplo. Sinais iniciais podem ser parecidos com os da gripe e também envolver vômitos e diarreia. 

A progressão da doença ocorre devido às bactérias irem intoxicando o tecido do corpo — e comendo. O tratamento da infecção envolve a administração de antibióticos e a retirada da região (pele) ou ferida contaminada — isso pode levar a amputação de membros inteiros. A condição é tida como uma emergência médica, devido sua rapidez em se espalhar. O não tratamento pode levar ao envenenamento do sangue (sepse) e falência de órgãos. 

“A fim de evitar a amputação da minha mão e braço esquerdos, fui submetida a uma extenuante cirurgia invasiva e, posteriormente, uma extensa cirurgia reconstrutiva que resultou em uma série de enxertos de pele e cicatrizes”, relatou Henley em mais uma parte de seu texto. 

Geralmente, a infecção ocorre no contato da ferida com objetos infectados, como agulhas. Pessoas com doenças crônicas, como diabete, podem ser mais afetadas devido à fragilidade do sistema imunológico. O mesmo vale para pessoas idosas ou com obesidade e doenças vasculares. A atriz não deixou claro se houve uma identificação de como ela pode ter contraído a bactéria. 

Infecções de pele necrosantes podem ser causadas por vários tipos de bactérias, mas no caso da fasciíte o agente Streptococcus hemolítico do grupo A é o mais encontrado no organismo quando a infecção é diagnosticada. 

Imagem: shutterstock

“Minhas cicatrizes não são algo para se envergonhar. Eles são um mapa da dor que meu corpo suportou e, o mais importante, um lembrete da minha sobrevivência. Eles não afetam minha capacidade como atriz e tenho orgulho de ser uma pessoa que tem cicatrizes visíveis nesta indústria.” 

Henley também agradeceu ao hospital de Addenbrooke que a atendeu e tratou, além de ter finalizado o texto com palavras direcionadas à sua família e amigos, que a ajudaram e apoiaram durante o difícil período, e também às produtoras que a contrataram visando seu talento e não aparência. 

“Por fim, obrigado a todas as pessoas que estão lendo isso e apoiando a mim e ao meu trabalho, isso realmente significa mais do que você pode saber. Tenho certeza de que falarei mais sobre minhas experiências no futuro, mas hoje estou simplesmente feliz por me sentir, pela primeira vez em muito tempo, finalmente livre”, concluiu. 

Com informações da BBC News e Revista Médica de Minas Gerais (RMMG)

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!