Recentemente, o Google desembolsou cerca de US$ 100 milhões para comprar a Alter, uma startup que está estudando a implementação de Inteligência Artificial (IA) nos seus recursos.

Essa aquisição foi feita há dois meses, com todo processo feito no sigilo, sem que ninguém soubesse, e até mesmo a empresa não se deu ao trabalho de vir a público comentar.

Leia mais:

A divulgação da compra só foi feita na última quinta-feira (27), quando o Google confirmou a compra, mas não divulgou os termos financeiros do negócio, e segundo o TechCrunch, o Google comprou a Alter para competir melhor contra o TikTok.

publicidade

O Alter começou como Facemoji, disponibilizando uma plataforma que outros desenvolvedores poderiam utilizar para adicionar sistemas de criação de avatares a seus aplicativos e jogos. Jonathan Slimak, cofundador e diretor de operações do Alter, assumiu recentemente o LinkedIn para compartilhar a sua posição de “construir Avatares no Google”.

Essa tecnologia pode se integrar tanto aos videogames quanto ao metaverso. Em entrevista ao TechCrunch no ano passado, o CEO Robin Raszka disse que “em última análise, tudo se resume ao ego” e “como você mostra que tem uma bolsa Birkin, e os avatares no Twitter são o principal espaço para isso, as pessoas só querem mostrar desligado”.

Google

Nos últimos anos, o Google tem investido fortemente em sua tecnologia de IA. Tanto em modelos de aprendizado de idiomas quanto em geradores de imagens, a empresa também está colocando a IA no centro de seu conjunto de produtos.

Ainda não está claro como a equipe e a tecnologia do Alter serão capazes de ajudar o Google a competir melhor contra o TikTok. O YouTube Shorts, a versão do Google para o formato de vídeos curtos, por exemplo, já é um sucesso para a empresa. Depois do lançamento global em 2021, o Google anunciou que a plataforma tinha 1,5 bilhão de usuários ativos mensais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!