Tesla é investigada por acidentes envolvendo piloto automático

A empresa de automóveis de Elon Musk supostamente teria enganado clientes e consumidores
Por William Schendes, editado por Adriano Camargo 31/10/2022 12h10, atualizada em 31/10/2022 12h14
shutterstock_1725105385
Imagem: Flystock/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Tesla está sendo investigada por alegações de que os automóveis elétricos da empresa podem dirigir sozinhos mas apresentam falhas nos recursos assistência ao motorista.

As acusações do Departamento de Justiça dos EUA chegam após uma dúzia de acidentes que envolviam o sistema de assistência ao motorista da marca, o Autopilot, que foi ativado repentinamente durante alguns trajetos.

Leia mais:

A tecnologia da Tesla foi desenvolvida para auxiliar a direção, frenagem, velocidades, mudanças de faixa e outros recursos para viagens.

Tesla aposta em mudança radical no volante em meio à transição para os carros autônomos
(Imagem: Tesla/Divulgação)

As reportagem publicada pela Reuters menciona que fontes familiarizadas com o assunto afirmaram que a investigação encomendada pelo departamento norte-americano está focada em examinar se a Tesla enganou seus consumidores e investidores sobre a capacidade da tecnologia Autopilot em auxiliar motoristas.

“Os promotores do Departamento de Justiça em Washington e São Francisco estão examinando se a Tesla enganou consumidores, investidores e reguladores ao fazer alegações sem fundamento sobre as capacidades de sua tecnologia de assistência ao motorista”, disseram as fontes não identificadas.

De acordo com a Tesla, apesar da tecnologia ter diversas funcionalidades que auxiliam os motoristas durante viagens, o Autopilot não é capaz de dirigir o carro sozinho. Porém a empresa também divulgou um vídeo divulgado pela empresa que diz:  “A pessoa no banco do motorista está lá apenas por razões legais. Ele não está fazendo nada. O carro está dirigindo sozinho”.

De acordo com a Reuters, o site da Tesla alerta o usuário que ao ativar o piloto automático, o motorista deve concordar em “manter as mãos no volante o tempo todo e “manter o controle e a responsabilidade pelo seu veículo.”

Em julho de 2022, o Departamento de Veículo Motorizados da Califórnia, também fez uma acusação denunciando a falsa capacidade da empresa das funções Autopilot e Full Self Driving de fornecer controle do veículo. Ainda de acordo com a Reuters, o departamento disse, em comunicado, que esse processo está em fase de “descobertas”.

A Tesla também é investigada pelo National Highway Traffic Safety Administration, sobre a capacidade do Autopilot em identificar motociclistas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.