Até 2035, os Estados membros da União Europeia vão proibir definitivamente a venda de carros e vans movidos a gasolina. Os legisladores europeus entraram em acordo com os 27 países da UE para aprovar as metas de redução de poluentes revisadas pela Comissão, para carros de passeio e veículos leves. 

A proposta da Comissão, que os legisladores europeus votaram a favor em junho, visa reduzir as emissões produzidas por veículos novos nessas categorias em 100% dentro de 13 anos. E, isso não seria possível sem parar a venda de veículos movidos a gasolina, mantendo apenas modelos de emissão zero.

Leia mais:

O principal negociador do Parlamento Europeu, Jan Huitema, disse: “[A] compra e condução de automóveis com emissões zero tornar-se-á mais barata para os consumidores. Me alegra que hoje tenhamos chegado a um acordo com o Conselho sobre uma revisão ambiciosa das metas para 2030 e apoiamos uma meta de 100% para 2035. Isto é crucial para alcançarmos a neutralidade climática até 2050 e tornar a condução limpa mais acessível”.

publicidade

Segundo o acordo, a partir de 2030 os novos carros também devem realizar um corte de 55% das emissões de dióxido de carbono em comparação com os níveis de 2021. Já as vans devem fazer um corte de 50%. 

Além disso, o acordo afirma que o financiamento existente da UE deve ser gasto na transição para veículos de emissão zero e tecnologias relacionadas. A Comissão também se compromete a publicar um relatório a cada dois anos detalhando o progresso da região no sentido da mobilidade rodoviária com emissão zero, a partir de 2025.

Vale ressaltar que o Parlamento Europeu e o Conselho ainda terão que aprovar o acordo antes de se tornar oficial, e as mudanças podem ser introduzidas antes disso. 

União Europeia proibirá venda de veículos movidos a gasolina a partir de 2035
Imagem: Shutterstock

A UE ainda pretende elaborar uma proposta sobre como vender carros movidos a combustíveis neutros em dióxido de carbono após 2035. Assim, os fabricantes de automóveis têm se preparado para a mudança dos veículos já há algum tempo, à medida que os governos de todo o mundo adotam leis para combater as alterações climáticas. 

A lista de montadoras que se comprometem a se tornar totalmente elétricas nos próximos anos continua a crescer: a Ford, por exemplo, anunciou no ano passado que seus veículos de consumo serão totalmente elétricos até 2030, enquanto a GM pretende eliminar as emissões de todos os seus novos veículos leves até 2035.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!