A Apple acabou de lançar os novos iPhones 14, sua mais recente geração de smartphones, e os rumores sobre o iPhone 15, que deve ser lançado em 2023, seguem a todo o vapor. Como é fácil se perder entre tantas informações (ainda não confirmadas), separamos para você tudo que especialistas e analistas de mercado esperam da nova linha de aparelhos da empresa.

Se tudo correr de acordo com o planejamento da Apple, o iPhone 15 (e possivelmente os modelos 15 Plus, 15 Pro, 15 Pro Max) devem ser anunciados na segunda metade de 2023. O iPhone 15 substituirá o Lightning pelo USB-C? O iPhone 15 Pro Max finalmente terá uma lente zoom melhor? Quanto custará o iPhone 15? Ainda que nada seja oficial, rumores podem responder algumas dessas questões.

publicidade

Leia mais:

Quantos modelos terá o iPhone 15?

Desde o iPhone 12, a Apple lançou quatro novos modelos a cada ano. O iPhone 12 e 13 vieram nos modelos básico, mini, Pro e Pro Max. O iPhone 14 descartou o mini e o substituiu por um “iPhone 14 Plus”, mantendo os demais. Esperamos que a Apple lance o iPhone 15 nos mesmos moldes do iPhone 14.

publicidade

Sendo assim, podemos esperar que a linha de 2023 seja a seguinte:

  • iPhone 15 (6,1 polegadas)
  • iPhone 15 Plus (6,7 polegadas)
  • iPhone 15 Pro (6,1 polegadas)
  • iPhone 15 Pro Max (6,7 polegadas)

E a Dynamic Island?

Apple lança iPhone 14 Pro e 14 Pro Max
Apple lança iPhone 14 Pro e 14 Pro Max / Divulgação: Apple

Uma das grandes novidades neste ano introduzida nos iPhones 14 Pro foi a Dynamic Island, uma área na parte superior da tela com diversas funções. Será que esse recurso chegará para todos os modelos do iPhone 15?

publicidade

O CEO da Display Supply Chain Consultants e famoso comentarista sobre a Apple, Ross Young, afirma que a empresa colocará a Dynamic island, atualmente exclusiva para o iPhone 14 Pro e 14 Pro Max, em todos os modelos de iPhone 15. Em um tweet, o especialista disse que acredita que o recurso chegue em todos os modelos de 2023, mas não que não espera “120Hz/LTPO em modelos padrão”, já que a cadeia de suprimentos e produção da Apple não deve conseguir suportar a demanda.

Young ainda sugere que, mesmo que o iPhone 15 e 15 Plus tragam a Dynamic island, eles podem ser limitados a uma taxa de atualização mais lenta. Atualmente, o iPhone 14 e 14 Plus têm taxas de atualização de 60Hz. Enquanto isso, o iPhone 14 Pro e o 14 Pro Max têm taxas de atualização de 120Hz com LTPO, o que significa que são capazes de cair para 1Hz. Esse recurso é essencial para o modo Always On, por exemplo. Se a Apple não adicionar LTPO aos displays dos modelos mais básicos, essa função provavelmente não estará presente.

publicidade

Qual será o processador do iPhone 15?

De acordo com informações da TrendForce, a Apple mais uma vez reservará seu processador de próxima geração, provisoriamente apelidado de chip “A17 Bionic”, para as versões Pro do iPhone 15, assim como ocorreu com os iPhones 14 Pro e Pro Max.

Quanto à memória RAM, a TrendForce prevê que o iPhone 15 virá com 6 GB de RAM e os iPhones 15 Pro terão 8 GB de RAM. A memória adicional no iPhone 15 Pro deve fornecer mais espaço para processar grandes arquivos de fotos ProRAW e vídeos ProRES, mas isso também significará que os preços serão mais altos.

As câmeras terão melhorias?

iPhone 11 Pro e iPhone 12 Pro Max
Imagem: Hadrian/Shutterstock

Melhorias nas câmeras dos novos iPhones são praticamente um padrão agora. Mesmo que sejam mudanças sutis. Ainda que adoraríamos ver a Apple trazer novidades realmente significativas e no design dos módulos duplos ou triplos traseiros, a expectativa é que veremos mais do mesmo no ano que vem.

É mais provável que a Apple melhore a câmera com um sensor mais avançado e a qualidade da imagem. De acordo com dados da TrendForce, o iPhone 15 pode ter um oitavo elemento óptico extra (8P) para a lente principal, o que ajudaria a melhorar os detalhes da imagem.

O analista da TF International Securities, Ming-chi Kuo, no entanto, duvida que essa atualização “8P” chegue aos iPhones 15 Pro. “Acho que a adoção de uma lente 8P na série iPhone 15 Pro provavelmente não se tornará realidade”, disse o especialista em um tweet.

Além disso, o iPhone 15 Pro Max pode vir com um zoom óptico de 10x, um grande salto em relação ao zoom óptico de 3x no iPhone 14 Pro Max. Esse zoom de 10x usaria um design de lente periscópio semelhante ao que muitos telefones Android, incluindo o Samsung Galaxy S22 Ultra, usam há anos.

Por fim, a Apple adicionou foco automático às câmeras selfie nos iPhones 14. Isso poderia tornar a câmera frontal ainda melhor no iPhone 15.

A entrada USB-C finalmente chegará?

Cabo USB-C (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Cabo USB-C (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Há um concenso entre a maioria dos analistas e especialistas de que a Apple finalmente substituirá sua exclusiva entrada Lightning para o padrão USB-C em sua próxima geração de smartphones. Afinal, a pressão de reguladores da União Europeia realmente fez a empresa se movimentar.

Mais recentemente, o vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple, Greg Joswiak, disse durante uma palestra no Wall Street Journal Tech Live que a empresa não tem escolha a não ser cumprir a decisão da UE. Claro, sempre existe a possibilidade de a Apple lançar apenas um iPhone com USB-C para a Europa e manter seu padrão Lightning para o restante dos mercados.

Ainda que seja extremamente cedo para falarmos de preços, o iPhone 15 e todos seus modelos podem receber um aumento de preço nos Estados Unidos (e no Brasil) com as mudanças previstas. Estima-se que esse aumento seja entre US$ 100 e US$ 200, especialmente entre os modelos Pro.

Quando a Apple vai lançar o iPhone 15?

A Apple lança novos iPhones sempre em setembro. Supondo que a cadeia de suprimentos não tenha nenhum problema, esperamos que a empresa anuncie o iPhone 15 e o iPhone 15 Pro em um evento no início de setembro de 2023, com uma data de chegada ao mercado no final do mesmo mês.

O iPhone 14 e o iPhone 14 Pro foram anunciados em 7 de setembro de 2022. A Apple fez um lançamento escalonado: o iPhone 14, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max foram lançados em 16 de setembro nos EUA, mas o iPhone 14 Plus veio mais tarde, em 7 de outubro.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!