Novembro chegou e com ele finalmente o lançamento da missão Artemis 1 para a Lua (até onde sabemos). A missão mais importante da NASA no ano, após diversos adiamentos tanto por fatores climáticos (furacão Ian) quanto por problemas técnicos, está marcada para acontecer esse mês. Além disso, ainda vamos ver chuva de meteoros e o último eclipse lunar do ano.

Veja abaixo nosso calendário astronômico de novembro com os eventos mais importantes. Lembramos que todas as datas, horários e referências geográficas consideram um observador baseado em Brasília, e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com sua posição no país.

publicidade

Leia mais:

Confira o calendário astronômico completo de novembro

1º de novembro: SpaceX lançou dois satélites para a Força Espacial dos Estados Unidos no foguete Falcon Heavy, depois de um longo adiamento de três anos. 

publicidade
Lançamento do Falcon Heavy (Imagem: SpaceX)

1º de novembro: Lua Crescente de novembro chega às 03h37

7 de novembro: Eclipse lunar total visível apenas em algumas partes da América do Sul, Norte, Ásia e leste da Europa. Infelizmente, a observação aqui do Brasil não deve ser possível.

publicidade
eclipse lunar (Imagem: pinkfloyd yilmaz uslu – Shutterstock)

8 de novembro: A Lua Cheia de novembro chega a partir das 08h02.

14 de novembro: Após diversos adiamentos, a NASA finalmente deve lançar a missão Artemis 1 para a Lua. A última data caiu devido à passagem do furacão Ian.

publicidade

O  Programa Artemis visa estabelecer a presença humana na Lua novamente, mais de 50 anos depois da última missão lunar tripulada da história. A Artemis 1 será a primeira do programa lunar Artemis. Nesta missão inicial,  a cápsula Orion vai até o satélite natural da Terra sem tripulação, por cerca de um mês. 

Artemis 1
Renderização artística mostra o foguete SLS da NASA e a nave Orion decolando da Plataforma de Lançamento 39B do Centro Espacial Kennedy para a missão Artemis 1. Créditos: NASA

17 e 18 de novembro: Chuva de Meteoros Leônidas surge e pode ser vista do Brasil. No entanto, os restos deixados pelo  cometa Tempel-Tuttle são fracos, entre  10 e 15 meteoros por hora.

18 de novembro: A SpaceX vai usar um de seus foguetes Falcon 9 para lançar a sexta missão de abastecimento de carga para a ISS.

23 de novembro: O foguete Arianespace Vega-C  lança os satélites de observação da Terra Pléiades Neo 5 e 6 para a Airbus.

23 de novembro: Lua Nova de novembro chega às 19h57

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!