O conceito de Dark Kitchen (ou Dark Restaurant ou Ghost Kitchen) surgiu antes da pandemia de Covid-19, mas foi durante este significativo período que a modalidade teve um grande crescimento em inúmeros mercados pelo mundo, incluindo o Brasil.
Um modelo de negócio inovador que nada mais é do que um restaurante que concentra suas vendas no delivery, sem lojas físicas ou espaços para atendimento ao público. Tratando apenas de uma operação, geralmente formada por uma cozinha e um estoque, cujo foco está na preparação de pratos que serão despachados e entregues ao consumidor, o que reflete tanto em um melhor controle da performance do negócio como na redução de custos operacionais. Ou seja, um negócio promissor que veio para ficar.
Leia mais:
- Geladeira da LG usa LEDs para mudar a cor das portas, tem alto-falante Bluetooth e mais
- Geladeira Family Hub Side by Side da Samsung tem tela e soundbar integrada
- O que levar em conta na hora de escolher uma Air Fryer?
De acordo com um levantamento da Statista, a projeção é que o mercado exclusivo de Dark Kitchens chegue a 71 bilhões de dólares em 2027, sendo uma tendência que terá grande projeção nos próximos anos.
Frente a este novo cenário, a tecnologia tem sido fundamental no desenvolvimento deste nicho de empresas, pois ajuda a centralizar a gestão e a escalar as operações, principalmente para grandes redes, de uma maneira natural e organizada, evitando que problemas fiscais, financeiros ou de ordem operacional impactem negativamente o negócio.
Cito o caso de grande sucesso alcançado pelo ATW Delivery Brands – maior rede de Dark Kitchens 100% delivery do mundo. A empresa surgiu em 2017 e se especializou em desenvolver marcas e processos otimizados 100% focados no delivery, que vão desde os temperos utilizados nos alimentos, passando pela montagem da cozinha e desenvolvimento da marca, até a entrega de uma solução completa, com o objetivo de formar empreendedores livres que queiram apostar no Food Service.
Um dos grandes passos para sua expansão foi investir desde cedo em automação e em uma gestão baseada em tecnologia. Além de criar uma forma eficiente de gerenciar o estoque dos franqueados, toda a integração permitiu ao ATW se transformar em um dos líderes do mercado de franquias de Dark Kitchen. Atualmente, a empresa tem mais de 315 Dark Kitchens no Brasil e no exterior (214 em funcionamento e 101 em fase de implantação). O faturamento do ATW em 2021 foi de R$ 153 milhões e a previsão de faturamento é de R$ 220 milhões para 2022.
Para esse up, o ATW contou especialmente com um ERP especializado e robusto, eficiente para nortear a empresa no encontro de um caminho para um desenvolvimento com grandes resultados. Como a empresa trabalha com marcas que funcionam em um mesmo ambiente, com o mesmo quadro de colaboradores e funcionários e, também, com a distribuição de insumos para os franqueados, o sistema precisava oferecer um controle completo do backoffice dos negócios.
Um bom ERP, portanto, se torna uma solução fundamental para a empresa, tendo em vista que é uma solução que contempla as operações comerciais, passando pela gestão de estoque e compras, faturamento, gestão financeira e contábil do negócio.
O olhar cuidadoso sobre o que o cliente precisa é reforçado pelo poder de customização que uma plataforma especifica e assertiva apresenta. Algumas demandas são muito particulares e um ERP especializado no segmento, tem a capacidade de oferecer soluções dentro dos moldes necessários para atender às rotinas de operação e ao grande volume de entregas.
Da gestão de estoque, passando pela saúde financeira ao crescimento do negócio, um ERP faz toda a diferença.
Eduardo Ferreira é CCO da ACOM
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!