*Por André Lucena, de Lisboa

Olena Zelenska, primeira-dama da Ucrânia, afirmou em seu discurso na abertura da Web Summit em Lisboa 2022 que a “Rússia usa tecnologia para aumentar o terror”. Ela citou os drones russos que atacam o território ucraniano desde o início da guerra.

publicidade

“Não sou uma entendida em tecnologia, sou apenas uma utilizadora, mas sei que a tecnologia move o mundo. Nós precisamos garantir que as tecnologias mais avançadas sejam usadas para ajudar e não para destruir pessoas”, completou a esposa do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no palco principal do “maior evento de tecnologia do mundo”, segundo a Forbes.

Leia mais:

publicidade

“Sem eletricidade, não há inovação”, afirmou ela ao lembrar que as infraestruturas e centrais elétricas da Ucrânia têm sido alvos de constantes ataques.

Ovacionada pelas milhares de pessoas que lotaram a Altice Arena, de 5.200 m2, Olena Zelenska citou como a tecnologia está ajudando os ucranianos. Um dos exemplos é um programa de saúde mental que estará nos celulares da população. Outro são as próteses para civis que foram afetados durante os bombardeios.

publicidade

Por fim, a primeira-dama da Ucrânia fez um apelo: “A tecnologia pode ajudar em vez de destruir. Por isso ajudem-nos”.

Olena Zelenska
Olena Zelenska. Imagem: André Lucena/Olhar Digital

O evento acontece entre os dias 1 e 4 de novembro, com cobertura in loco do Olhar Digital. A edição deste ano conta com mais de 70 mil participantes de 160 países, 2.000 startups, 2.500 jornalistas, 1.000 investidores e 900 palestrantes.

publicidade

“O evento é um grande conclave dos sumos sacerdotes da indústria de tecnologia”, publicou o jornal americano New York Times. Jornalistas de veículos como Wall Street Journal, Bloomberg, Financial Times, Forbes, CNN Business, CNBC, The Verge e CNET estão presentes na conferência.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!