*Por André Lucena, de Lisboa

“Portugal passou de um país desconhecido para a tecnologia, Lisboa de uma desconhecida capital de tecnologia para completamente o oposto. [Portugal] é efetivamente o mais falado”. Esta afirmação feita por Paddy Cosgrave, CEO e cofundador da Web Summit, destaca o crescimento do país no cenário tecnológico mundial.

publicidade

Não à toa Lisboa abriga desde 2016 a Web Summit, considerado “o maior evento de tecnologia do mundo” pela Forbes. A edição 2022 acontece entre os dias 1 e 4 de novembro e terá cobertura in loco do Olhar Digital.

Leia mais:

publicidade

Serão mais de 70 mil participantes de 160 países, 2.000 startups, 2.500 jornalistas, 1.000 investidores e 900 palestrantes. “O evento é um grande conclave dos sumos sacerdotes da indústria de tecnologia”, publicou o jornal americano New York Times. Jornalistas de veículos como Wall Street Journal, Bloomberg, Financial Times, Forbes, CNN Business, CNBC, The Verge e CNET estarão presentes na conferência.

“Lisboa é certamente o tipo de cidade mais comentada do mundo para pessoas que abrem empresas, que investem em criptomoedas e o volume de pessoas que se mudaram para cá tem sido incrível”, acrescentou Cosgrave.

publicidade

Ecossistema de startups

Lisboa inaugurou na última quinta-feira (27) a Fábrica de Unicórnios. Situado no Hub Criativo do Beato, o projeto foi um compromisso eleitoral do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e teve investimento de 8 milhões de euros (cerca de R$ 41,5 milhões).

O local conta com o apoio de 30 empresas e 20 investidores, entre eles o Google. Moedas afirmou durante a inauguração que a única maneira de Portugal crescer é apostando em tecnologia, ciência e inovação. Ele também destacou que é importante que o mundo digital tenha um espaço físico, uma plataforma de programas e hubs que ofereçam a possibilidade de desenvolvimento de parcerias.

publicidade
Web Summit em Lisboa
Inscrições para o Web Summit em Lisboa foram encerradas devido ao recorde de público. Imagem: rfranca/Shutterstock

Presença recorde do Brasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) anunciou que 60 startups e 20 empresas inovadoras participarão do pavilhão “Brasil Inovador” na Web Summit – o que representará a maior participação brasileira no evento. De acordo com agência, o espaço de 225 metros quadrados contará com um palco e terá “‘pitches’ de startups, sessões com investidores, happy hours, e espaços para produção de podcasts e experiências interativas que utilizarão tecnologias brasileiras”.

A participação do Brasil na Web Summit “integra o Programa de Diplomacia da Inovação (PDI), que desenvolve ações para elevar o perfil do Brasil junto dos ecossistemas estrangeiros de inovação, promovendo, entre outros aspetos, a identificação de parcerias, a atração de investimentos e o apoio à internacionalização de startups”, completou o comunicado divulgado pela ApexBrasil.

A missão dos empreendedores brasileiros em Portugal é uma iniciativa promovida pela Apex-Brasil, Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Embaixada do Brasil em Lisboa, em parceria com o Sebrae, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), com o apoio de outras instituições brasileiras.

A Web Summit também realiza anualmente uma edição no Rio de Janeiro, além da Collision em Toronto, no Canadá, e da RISE em Hong Kong.

Google, Microsoft, Siemens, Huawei, AWS e Mercedes-Benz são algumas das gigantes que participarão da Web Summit em Lisboa 2022. Entre os palestrantes, nomes como o de Lisa Jackson, Vice-presidente de Iniciativas Ambientais da Apple; Amrapali Gan, CEO do Only Fans; Alessandro Del Piero, ex-jogador da seleção italiana de futebol e atual Embaixador Global de Marca da Socios.com; Mykhailo Fedorov, Vice-Primeiro Ministro e Ministro da Transformação Digital no Governo da Ucrânia; Will Farrell, Chefe de Segurança do TikTok; Javier Tebas, presidente da LaLiga, entre outros.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!