Mark Zuckerberg vai testemunhar no caso da FTC contra Meta

A ação judicial aconteceu em julho, na tentativa de impedir que a empresa comprasse a Within
Por Gabrielly Bento, editado por Adriano Camargo 03/11/2022 16h45, atualizada em 03/11/2022 16h47
Inagem mostra o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, sentado em um acadeira de madeira, respondendo a perguntas durante uma audiência. Ele veste terno preto com gravata da mesma core está com o cabelo curto
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, já esteve em diversas audiências junto às autoridades americanas, respondendo a questionamentos sobre privacidade. Imagem: Chip Somodevilla / Getty Images
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em julho deste ano, a Comissão Federal de Comércio (FTC) processou a Meta, numa tentativa de impedi-la de comprar a Within Unlimited, uma empresa de tecnologia que cria e distribui experiências e produtos de vídeo em 360 graus, AR e VR na Web, dispositivos móveis, consoles e fones de ouvido.

Com isso, a FTC irá chamar o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, para testemunhar em seu caso contra a própria empresa.

Leia mais:

A Reuters informou que a agência listou 18 testemunhas, incluindo Zuckerberg, o CEO da Within, Chris Milk, e o diretor de tecnologia da Meta, Andrew Bosworth, tendo como base um documento judicial arquivado no Tribunal Distrital do Norte da Califórnia.

Além de responder a perguntas sobre a potencial aquisição, a FTC planeja perguntar a Zuckerberg sobre a estratégia de VR da Meta e como a empresa pretende apoiar desenvolvedores terceirizados.

Vale ressaltar que, em julho, a FTC acusou a empresa e Zuckerberg de tentar “comprar ilegalmente” a Within. “Em vez de competir por méritos, a Meta está tentando comprar seu caminho para o topo”, afirmou John Newman, vice-diretor do Bureau of Competition da FTC.

Mark Zuckerberg vai testemunhar no caso da FTC contra Meta

É importante mencionar que a Meta rejeitou o processo da FTC, alegando que é baseado em “ideologia e especulação, não em evidências”. Em documentos judiciais, a empresa argumentou que “as alegações conclusivas, especulativas e contraditórias da FTC não alegam plausivelmente nenhum fato para estabelecer que qualquer suposto mercado para aplicativos de VR Deliberate Fitness seja ‘oligopolístico’ quanto ao comportamento ou à estrutura”. 

A empresa dona do Facebook concordou em comprar a Within em outubro de 2021 por uma quantia não revelada.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Gabrielly Bento é redator(a) no Olhar Digital

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.