Lançado há cerca de três meses, um avião espacial de classe ultrassecreta da China soltou recentemente um objeto misterioso em uma órbita ao redor da Terra.

Um foguete Long March 2F decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan em sua primeira missão no dia 5 de agosto. Nada se sabe sobre a espaçonave acoplada ao módulo nem o que estaria dentro dela. 

publicidade
Lançamento do foguete Long March 2F, em 5 de agosto deste ano, levando uma carga misteriosa que seria o avião espacial da China. Imagem: Administração Espacial Chinesa via Olhar Digital News

Na época do lançamento, a agência de notícias estatal Xinhua informou que se tratava de um teste de reutilização da tecnologia e que o veículo permaneceria em órbita por um período não especificado. 

Por meio de seu sistema de varredura, o 18º Esquadrão de Defesa Espacial da Força Espacial dos EUA (USSF) rastreou um objeto perto do avião espacial chinês. O objeto — a natureza da qual é desconhecida — provavelmente está muito próximo da espaçonave.

publicidade

Robert Christy, do site Orbital Focus, observa que a liberação do objeto poderia ter ocorrido a qualquer momento entre 24 de outubro e 31 de outubro.

Para o astrônomo da Universidade de Harvard e rastreador espacial Jonathan McDowell, “pode ser um módulo de serviço, possivelmente indicando uma próxima queima de desórbita”.

publicidade

De acordo com o site SpaceNews, esta não é a primeira vez que o avião espacial chinês ejeta algo. A espaçonave liberou um objeto em torno de duas órbitas antes de desorbitar no final de sua primeira missão de dois dias em setembro de 2020. Tratava-se de um satélite desenvolvido para fazer transmissões da banda S por determinadas semanas.

Suspeita-se que o objeto lançado mais recentemente também seja um satélite. Cápsulas tripuladas chinesas já liberaram pequenos  satélites “Banxing” para fins de monitoramento do próprio voo, o que pode ser o caso. Também não se descarta a possibilidade de ser um teste para a implantação de micronaves de carga em órbita.

publicidade

Leia mais:

Com base no tamanho e peso das cargas que os foguetes Long March geralmente carregam, o misterioso avião espacial da China é provavelmente parecido com o avião espacial X-37B da USSF, que é igualmente envolto em mistério e atualmente está em sua sexta missão.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!