Os anunciantes estão saindo em massa do Twitter agora que o CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, assumiu o controle.

Desde que fechou oficialmente o acordo de US$ 44 bilhões, Musk está ocupado trocando toda a área executiva da empresa e dissolvendo seu conselho. Executivos seniores, bem como a chefe de publicidade do Twitter, Sarah Personette, também foram dispensados.

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Musk tem sido muito claro sobre sua incredulidade pela publicidade há anos. A incerteza resultante assustou os anunciantes – a grande holding de publicidade IPG já aconselhou os clientes a desistir temporariamente.

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Agora, segundo a Reuters, Musk está passando a maior parte desta semana reunindo-se com anunciantes em Nova York, tentando tranquilizá-los de que o Twitter não se transformará em uma “paisagem infernal livre para todos”.

De acordo com uma das fontes da agência de notícias, as reuniões foram “muito produtivas” – mas muitos outros profissionais de marketing estão longe de estar satisfeitos.

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Os anunciantes estão questionando Musk sobre seus planos de abordar a desinformação desenfreada que está sendo espalhada na plataforma, uma tendência para a qual o próprio Musk tem contribuído ativamente desde a aquisição. E, se ele está conseguindo melhorar os anunciantes em particular, está antagonizando-os publicamente.

Na quarta-feira (2), Musk postou pesquisa perguntando aos usuários se os anunciantes deveriam apoiar a “liberdade de expressão” ou a “‘correção política'” – espécie de falsa dicotomia que ecoa a retórica de teóricos da conspiração de extrema direita e especialistas conservadores.

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“Esse tipo de provocação não está ajudando a acalmar as coisas”, disse um comprador de mídia não identificado à Reuters. Alguns vão a público com o mesmo sentimento.

“A menos que a Elon contrate novos líderes comprometidos em manter essa plataforma ‘gratuita’ a salvo do discurso de ódio, não é uma plataforma na qual as marcas podem/devem anunciar”, escreveu Allie Wassum, diretora global de mídia da marca de calçados Jordan, de propriedade da Nike, em um post no LinkedIn.

Até agora, os planos de Musk para a plataforma de mídia social permanecem surpreendentemente confusos. Além das peças publicitárias nos bastidores, ele também anunciou que os usuários terão que pagar para manter o ícone azul de verificação, embora ele esteja envolvido em negociação pública sobre qual pode ser o custo.

Ele também deu a entender que usuários anteriormente banidos – o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, entre eles – podem eventualmente ter a chance de retornar, mas apenas quando “temos um processo claro para fazê-lo, o que levará pelo menos mais algumas semanas”.

Imagem: Olhar Digital

A medida foi vista por muitos como forma de esperar as eleições de meio de mandato iminentes. Afinal, o Twitter desempenhou papel enorme na disseminação de desinformação e influência nas eleições no passado.

Enquanto os anunciantes estão indo embora, para Musk, a publicidade é claramente apenas pequena parte do quadro – embora, historicamente, gigantes sociais como o Twitter tenham lutado para diversificar suas fontes de receita muito além dos anúncios gráficos.

Musk acenou para essa realidade em vaga carta aberta postada na última semana. “Anúncios de baixa relevância são spam, mas anúncios altamente relevantes são na verdade conteúdo!” ele escreveu na nota, dirigida aos “anunciantes do Twitter”.

No quadro geral, as operações do Twitter estão em queda livre no momento e Musk ainda precisa fornecer aos anunciantes um plano coeso para juntar os cacos.

Embora ele tenha sugerido a criação de novo conselho de moderação de conteúdo composto por “pessoas de todos os pontos de vista” e “visões extremamente divergentes”, os anunciantes claramente pensarão duas vezes antes de continuar seus negócios com o Twitter.

Com ou sem publicidade, as finanças do Twitter estão em um buraco muito profundo. Os bilhões de dólares que Musk teve de pedir emprestado para financiar sua mega aquisição custarão ao Twitter cerca de US$ 1 bilhão por ano apenas em juros.

A empresa também não era lucrativa antes de Musk assumir, perdendo centenas de milhões de dólares em um único trimestre.

Com informações de Futurism

Imagem destacada: KLYONA/Shutterstock

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