As eleições de 2022 já chegaram ao fim, porém, as redes sociais ainda estão debatendo o pleito e ativistas políticos da direita afirmam estar sendo censurados no Twitter pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um comentarista político brasileiro chegou a encaminhar um pedido de ajuda a Elon Musk e o bilionário prometeu investigar a suposta censura. 

“É claro que o Twitter precisa obedecer às decisões do ‘tribunal’ brasileiro. Mas a empresa foi além, impondo espontaneamente sua própria censura, ainda mais rigorosa do que a de nossos tribunais falhos. Seus moderadores estão sendo mais ditatoriais do que nossos próprios tribunais”, escreveu Paulo Figueiredo. 

publicidade

Leia também!

Elon Musk já se declarou um apoiador irrestrito da liberdade de expressão, fato que está fazendo o Twitter perder anunciantes que temem os novos rumos da rede social na mão do empresário. 

publicidade

Em resposta a Figueiredo, Musk prometeu que iria analisar a situação, mas não deu mais detalhes do que pode ou deve fazer com o fato. 

A direita e a extrema-direita brasileira parecem enxergar em Elon Musk a possibilidade de compartilhar seus pensamentos sem se preocupar com as decisões do TSE. Provavelmente, a esperança surgiu no fato do bilionário ter admitido poder reverter o banimento de Donald Trump do Twitter. 

publicidade

O ex-presidente dos Estados Unidos teve sua conta do Twitter deletada após incitar apoiadores a invadirem o Capitólio, em janeiro de 2021, após o final das eleições presidenciais dos EUA. 

Nos últimos dias, o Twitter suspendeu algumas contas de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), como os deputados Nikolas Ferreira e Carla Zambelli, o pastor André Valadão, o cantor Zezé di Camargo, o empresário Luciano Hang, entre outros. 

publicidade
Imagem: Sattalat Phukkum/Shutterstock

O TSE vem pedindo o bloqueio de perfis que estejam levantando suspeitas sem provas sobre uma fraude nas urnas eletrônicas. O tribunal também averigua contas que motivem os movimentos antidemocráticos e inconstitucionais, como os bloqueios de estradas federais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!