O Mastodon é uma rede social no mesmo estilo do Twitter, ou seja, um microblog. A plataforma ainda é pequena quando comparada ao passarinho azul, porém, está ganhando uma grande relevância após as mudanças promovidas por Elon Musk

Nesta segunda-feira (7), o fundador e CEO do Mastodon, Eugen Rochko, compartilhou que a rede social chegou a mais de um milhão de usuários. “Ei, então, atingimos 1.028.362 usuários ativos mensais em toda a rede hoje”, escreveu. 

publicidade

Leia também!

De acordo com Rochko, desde 27 de outubro, mais de 489 mil novos usuários chegaram ao Mastodon. E, um dos maiores atrativos ao Mastadon, além do comando de Musk no Twitter, é o fato da rede social funcionar sem apresentar anúncios

publicidade

A plataforma funciona por meio de servidores, como se fossem comunidades diferentes. Algumas delas são: 

  • All: todas as comunidades
  • Activism: temas sociais
  • Art: criações artísticas
  • Food: apaixonados por comida
  • Furry: bichos de estimação
  • Games: projetos de jogos
  • General: assuntos gerais
  • Humor: piadas, memes e coisas engraçadas
  • LGBT: voltada a comunidade LGBTQIA+
  • Music: amantes da música
  • Regionais: voltada para socializar pessoas da mesma região
  • Tech: assuntos tecnológicos

Os usuários devem se inscrever em um servidor e podem seguir os demais para acompanhar tudo. Ao criar uma conta, você ganha uma espécie de endereço de e-mail, que é composto pelo seu nome de usuário e a comunidade que você escolheu. Por exemplo: @[email protected].

publicidade

Para encontrar os amigos da mesma comunidade, basta procurar pelo nome de usuário. Se quiser encontrar alguém inscrito em outro servidor, será preciso pesquisar por essa espécie de endereço de e-mail completo. 

Mastodon
Imagem: Koshiro K/Shutterstock

No Mastodon, os tweets são chamados “toots”, os retweets são “boost” e o famoso curtir é o “favourite”. As publicações podem conter fotos, vídeos e até emojis, mas devem respeitar o limite de 500 caracteres. 

publicidade

A rede social não possui um algoritmo, ou seja, não escolhe o que o usuário vai ver. Todas as publicações são visíveis para quem está dentro de um servidor e elas aparecem em ordem cronológica.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!